Cuidar de Você 06 de Novembro de 2018

Descubra qual o melhor período para fazer ultrassom da mama e detectar alterações


Confira qual o melhor período para fazer ultrassom da mama e como esse exame pode te ajudar na detecção de alterações mamárias, prevenindo, assim, o câncer de mama.

Profissional médico realizando ultrassom da mama

As estratégias para a descoberta precoce do câncer de mama vão além do recomendável autoexame mensal orientado por seu médico. O rastreamento mamográfico anual após os 40 anos ou até antes – conforme histórico familiar -, também deve fazer parte das ações para a descoberta precoce da doença. Nesse contexto, o ultrassom de mama normalmente é indicado para queixas clínicas de nódulos, cistos ou devido a dor. Quando indicado e conforme avaliação médica, o ultrassom também é usado para complementar a avaliação mamográfica.

Como é feito o exame?

O ultrassom da mama é um procedimento muito simples. O aparelho utilizado é o mesmo da ultrassonografia abdominal e a duração é algo em torno de 15 a 30 minutos. Ele permite que o médico analise de maneira mais profunda o tecido mamário e, assim, obtenha informações sobre alterações de densidade, cistos e nódulos que possam existir nas mamas. Normalmente, não há incômodo ou dor durante a realização do exame, por isso, pode relaxar que não vai doer nada.

Quando devo fazer o ultrassom da mama?

Um aspecto muito importante é que este exame só pode ser feito com indicação médica. Diferente da mamografia – em que basta você estar dentro da faixa etária ou fazer parte do grupo de risco -, na ultrassonografia você precisa procurar o profissional específico para ter a prescrição do exame.

Mulheres que têm a mama densa, em sua maioria, também devem ficar atentas. Esse tipo de mama se caracteriza pela predominância de tecido mamário e de sustentação, o que dificulta o exame físico e de imagem.

Qual o melhor período para fazer ultrassom da mama?

Mulheres que, durante os períodos pré-menstrual e menstrual, ficam com a região mamária mais sensível podem esperar um pouco até a realização do exame. Ou seja, qual o melhor período para fazer ultrassom da mama? É aquele que a mulher sentir menos desconfortos.

Estou amamentando, posso fazer o exame?

O ultrassom das mamas é um exame com incidência de radiação muito baixa. Por isso, no caso de você estar amamentando e conforme avaliação clínica, este procedimento poderá ser indicado. Até porque, a mamografia não é indicada. O ultrassom é um método indolor e com índices de radiação extremamente irrelevantes.

Leia também: O uso de desodorante pode provocar câncer de mama?

A mamografia pode ser substituída pelo ultrassom da mama?

Não é bem assim, pois o caso que citamos acima é bem específico. Como falamos, mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem ser submetidas a altos índices de radiação. Sendo assim, os especialistas optam por um exame com menos impacto e, assim, não deixar de lado a saúde das mamas.

A mamografia é o método de rastreamento para a detecção do câncer de mama, e nenhum outro exame deve ser substituído por ele. Porém, quando há necessidade, os profissionais solicitam a ultrassonografia para deixar o rastreamento mais completo.

Um apoio fundamental na prevenção

Mamografia, autoexame das mamas, ultrassonografia mamária… Os procedimentos são tantos não é mesmo? E todos têm sua importância na prevenção e saúde da mulher. Por isso, é imprescindível sanar suas dúvidas com alguém que entende do assunto. Neste caso, um médico. Acesse nosso Guia Médico Online, encontre o especialista mais próximo e dê início agora mesmo aos cuidados com a sua saúde.

Em nosso canal do Youtube, abordamos diversos temas relacionados à sua saúde. Um deles é a prevenção do câncer de mama, como falamos no vídeo abaixo. Confira!

dr-marcio-alcantara


Conteúdo aprovado em parceria com o médico ginecologista e obstetra Dr. Márcio Alcântara
| 
Residência em Ginecologia e Obstetrícia (GO) na Maternidade Escola 1994 a 1996 | Título de Especialista em GO – 500/96 | Médico Ginecologista e Obstetra da Secretaria de Saúde do Ceará desde 2007 | Coordenador da GO do HDGM -Messejana 2001 a 2004 | Diretor Técnico do HRU 

 

Rodapé da página.