Cuidar de Você 08 de Fevereiro de 2022

Aprenda a identificar os sintomas da menopausa e como aliviá-los


Confira a seguir dicas valiosas para amenizar os sintomas da menopausa e passar por esse período com menos incômodos!

Mulher madura sorrindo

Ondas de calor que surgem principalmente à noite, ventilador ou ar-condicionado que parecem não resolver o problema, rosto avermelhado e suor excessivo. Você se identifica com essa situação?

Os sintomas da menopausa podem incomodar mulheres com idade entre 40 e 50 anos. Com a queda brusca de hormônios, todo o corpo sente as mudanças, que passam a incomodar.

Descubra a seguir quais outros sinais e sintomas da menopausa podem surgir nessa fase e como aliviá-los para o seu bem-estar.

Quais os sintomas da menopausa?

Além dos calores (também conhecidos como fogachos), a mulher em menopausa pode sentir:

  • Secura vaginal;
  • Insônia;
  • Dores nas articulações;
  • Ansiedade;
  • Perda de libido;
  • Incontinência urinária;
  • Enjoo e tontura (mais comuns na pré-menopausa);
  • Depressão.

Mas por que dá calor na menopausa? A resposta é simples: no período de transição da menopausa, há uma queda brusca do estrogênio, hormônio que faz a regulação da temperatura do corpo.

Segundo especialistas, pelo menos 25% das mulheres na menopausa passam por situações debilitantes e precisam se afastar das atividades do trabalho por causa dos sintomas da menopausa.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

As mulheres podem perceber o ciclo menstrual irregular por um período de quatro anos, em média, contando do início da irregularidade menstrual até a última menstruação. Há mulheres que passam pelo período por poucos meses e outras por muitos anos.

Mas o que muitas mulheres querem saber é quando os sintomas da menopausa desaparecerão por completo. A resposta é que os sintomas vão sumir quando a mulher de fato entrar na menopausa. Mas atenção: alguns dos sintomas podem durar mais, como a secura vaginal e a pele da área genital mais fina.

O que pode piorar os sintomas da menopausa?

Mulheres com sobrepeso e que consomem cafeína em excesso, álcool e cigarro podem ter os sintomas da menopausa potencializados. A cafeína, por exemplo, tem efeito estimulante e pode comprometer a saúde dos ossos, interferindo na atuação do hormônio calmante que ajuda a reduzir o estresse – aumentando a ansiedade.

O que fazer para aliviar os sintomas da menopausa?

A mulher brasileira tende a entrar na menopausa por volta dos 50 anos, mas 10 anos antes ela pode começar a sentir as oscilações hormonais. Caso você esteja sentindo os sintomas da menopausa, procure um médico ginecologista para verificar a possibilidade de fazer uso de terapia de reposição hormonal.

Aprenda a identificar a menopausa precoce

Quando se faz o tratamento de reposição hormonal, os sintomas são tratados e a mulher ganha qualidade de vida. Essa é, por exemplo, a melhor maneira de aliviar o principal sintoma da menopausa: os calores.

Os primeiros cinco anos da menopausa são fundamentais para o tratamento, tendo altas chances de prevenir doenças como infarto, AVC, diabetes, obesidade, osteoporose e perda de massa muscular.

Reposição hormonal x Câncer de Mama

Como mencionamos anteriormente, para enfrentar os sintomas da menopausa, muitas mulheres recorrem à terapia de reposição hormonal, com administração de dosagens sintéticas de estrogênio e progesterona.

É importante mencionar que existe uma correlação muito fraca entre a reposição hormonal e o câncer de mama, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 10 mil mulheres que fazem a terapia, registra-se 8 casos de lesões malignas nas mamas – ou seja, representa um pequeno aumento em relação ao risco habitual.

Portanto, independente da reposição hormonal, a mulher deve obrigatoriamente realizar suas mamografias periódicas e realizar acompanhamento médico.

Como aliviar os sintomas da menopausa de forma natural?

É possível lidar de maneira simples com os sintomas da menopausa. Uma das principais recomendações é fazer atividade física. O segredo é, também, ter uma alimentação equilibrada. Ao invés do cafezinho, que tal optar por um chá gelado? Chás de camomila, menta, cavalinha e carqueja são ótimas opções.

Na alimentação, aumente o consumo de vegetais frescos e crus. Eles ajudam a aumentar os níveis dos hormônios que fazem bem e acabam caindo durante a menopausa. Inclua também: batata doce, grão de bico, lentilha, brócolis, soja, frutas e alimentados fermentados.

Procure ajuda profissional

Quer encontrar um profissional para te ajudar a passar pelo momento da menopausa sem sofrimento? Acesse o Guia Médico Online da Unimed Fortaleza e encontre nossos médicos especialistas mais próximos de você. Com o auxílio médico, esse momento de transição poderá ser menos incômodo e mais leve!

Banner que leva ao Guia da Sexualidade Feminina

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara (CRM 5861 CE)

Rodapé da página.