Cuidar de Você 01 de Junho de 2018

Guia para escolher o seu plano de saúde, qual o melhor para as suas necessidades?


Existem variadas opções de planos de saúde no mercado. Mas a pergunta de muitas pessoas é ?quando se fala em plano de saúde, qual o melhor?”. Elencamos pontos essenciais para você descobrir os benefícios e vantagens que fazem a diferença na hora da escolha.

Mãe segura bebê enquanto médico o examina.

Como escolher um plano de saúde em Fortaleza?

Atualmente, há uma variedade de opções de planos de saúde, com valores diferentes que cabem em todos os bolsos. Mas vale a pena escolher pelo mais barato? Ou aquele que sua vizinha tem? Cuidado! O plano de saúde precisa ser bom para as suas necessidades.

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), existe um Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que precisam ser contemplados, conforme cada tipo de plano de saúde. Confira a lista de procedimentos, que inclui a cobertura mínima obrigatória para planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e é revista a cada dois anos pela ANS.

Tipos de cobertura do plano de saúde

Antes de contratar um plano de saúde, é indispensável ficar atento à rede de atendimento e coberturas descritas.

Cobertura Ambulatorial – São contempladas consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.
Cobertura Hospitalar com Obstetrícia – contempla internação hospitalar, inclusive o parto, além da cobertura assistencial ao recém-nascido filho natural ou adotivo de quem contratou o plano, ou de seu dependente, durante os primeiros 30 dias, a contar depois do parto. Para casos de emergência durante o período de carência, a cobertura é igual àquela fixada para o plano do segmento ambulatorial, garantindo internação até as primeiras 12 horas.

Formas de contratação

Existem dois tipos de contratação do plano de saúde, são elas: individual/familiar e coletivo. O plano individual ou familiar é aquele que você contrata o plano de saúde diretamente com a operadora que comercializa os planos.

Já o plano de saúde coletivo pode ser empresarial – para os funcionários da empresa contratante – ou coletivo por adesão, que são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais. Vale lembrar que já existem opções de planos empresariais a partir de duas pessoas.

Valor do plano de saúde

O plano de saúde pode ser contratado na modalidade com ou sem coparticipação. O que muda de um tipo para o outro é o valor pago pelo contratante. Para saber qual dos dois tipos de contratação de plano de saúde vale mais a pena para você, mostramos o quanto você pode economizar em 1 ano com um plano com coparticipação.

Plano de saúde, qual o melhor?

Além das exigências da ANS, para responder a pergunta “plano de saúde, qual o melhor?” é preciso ir além e perceber os benefícios agregados ao plano que você contratar. Confira abaixo 4 dicas simples para ficar de olho e contratar um plano de saúde que ofereça muito mais do que a assistência tradicional à saúde.

1. Ações de prevenção à saúde: é importante que o plano de saúde cuide dos seus clientes antes mesmo deles ficarem doentes ou precisarem da assistência médica tradicional. Escolha um plano de saúde que tenha como diferencial a realização de ações e iniciativas que promovam saúde, como oficinas, estímulo à atividade física etc.

2. Benefícios além da saúde física e mental: ter um serviço agregado ao produto oferecido pode fazer toda a diferença na hora da contratação. Que tal ganhar descontos em estabelecimentos diversos? É um bom exemplo que faz bem também para a saúde financeira.

3. Facilidade no acesso à informação: na correria do dia a dia, escolha um plano de saúde que tenha como opção atendimento e serviços online, como a autorização virtual, e que utilize a tecnologia para alcançar a excelência nos serviços. Já imaginou a comodidade de resolver vários assuntos do seu plano sem sair de casa?

Conheça 5 inovações tecnológicas que facilitam seu atendimento nos planos de saúde

4. Segurança no atendimento: contar com uma rede de atendimento de confiança é um grande diferencial para optar pelo melhor plano. Imagine se houver a necessidade de internação em um hospital, você certamente vai querer estar no melhor e mais preparado. Além disso, fique atento para ter acesso ao melhor quando, no dia a dia, precisar utilizar laboratórios para realização de exames clínicos, ao procurar um médico para consulta ou escolher a emergência para levar seu filho.

Entenda como funciona uma rede credenciada

Escolha o seu plano ideal

São muitos os atributos que fazem um plano de saúde ser melhor do que outro e que podem ajudar a responder a pergunta “plano de saúde, qual o melhor?”. Agora, é hora de comparar e avaliar as suas necessidades pessoais. Ficou interessado em receber uma proposta para contratar o plano de saúde da Unimed Fortaleza? Solicite abaixo o contato de um consultor para lhe ajudar nessa escolha.

Fale com um consultor

 

Rodapé da página.