Cuidar de Você 15 de Fevereiro de 2018

Febre amarela: o que você precisa saber para se prevenir?


A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. Conheça agora os seus sintomas e veja como se prevenir!

pessoa-utilizando-repelente

Febre amarela: o que transmite a doença?

Causada por um vírus e transmitida através da picada de um mosquito, a febre amarela urbana no Brasil não apresenta casos desde 1940. Atualmente, a transmissão de febre amarela no País ocorre no ciclo silvestre (em florestas), transmitida por mosquitos de dois gêneros Haemagogus (H. janthinomys e H. albomaculatus) e Sabethes (S. chloropterus).

O Aedes aegypti – o mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika – também pode transmitir o vírus da febre amarela. Atualmente, esta é uma grande preocupação em todo o Brasil, pois após o mosquito ser infectado, ele poderá entrar no meio urbano (nossas casas, locais de trabalho, escolas etc), havendo, portanto, risco de exposição mesmo fora das áreas de risco. Esta situação aponta para uma necessidade ainda maior de se fazer a busca e a eliminação de criadouros, no mínimo uma vez por semana, para controlar o mosquito em todos estes locais.

Não há registro de transmissão da doença de pessoa para pessoa, nem de macacos para pessoas. Os primatas, na verdade, são vítimas da febre amarela e os casos de macacos infectados servem de alerta sobre a circulação do vírus.

Sintomas da febre amarela

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares em qualquer parte do corpo;
  • Náuseas;
  • Pele de cor amarelada;
  • Diminuição da produção de urina;
  • Diminuição da consciência.

Aproximadamente, metade das pessoas que adquirem a infecção não apresenta sintomas. Em alguns casos, os sintomas da febre amarela podem perdurar por até quatro dias e variam de acordo com a forma como a doença se apresenta em cada organismo. Nos casos mais graves, eles reaparecem de 06 a 48 horas depois da remissão, podendo ser mais intensos. Mas você sabe como identificá-los? Veja abaixo em tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Tabela detalhada com manifestações clínicas e laboratoriais comuns da febre amarela

Como tratar a febre amarela?

Até o momento, o tratamento para febre amarela acontece apenas para os seus sintomas. A pessoa com suspeita da doença deve ficar em repouso, tomar bastante líquido e procurar assistência médica em caso do ressurgimento ou piora dos sintomas. Nos casos mais graves, é indicado o atendimento numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia também: Tire dúvidas sobre a vacina contra a dengue

Quem pode se vacinar?

Para evitar contrair a febre amarela, a vacinação é uma opção eficaz e gratuita e é indicada para:

  • Quem mora em áreas com recomendação de vacinação (todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste; Minas Gerais e Maranhão; alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
  • Quem se desloca para países que têm áreas de risco. Saiba aqui quais são estes países.
Atenção: pessoas que viajarão para as áreas citadas acima devem tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

Quem não pode tomar a vacina da febre amarela?

No entanto, não devem tomar a vacina:

  • Gestantes;
  • Bebês com menos de seis meses de idade;
  • Pessoas com o sistema imunológico debilitado;
  • Pessoas com histórico de reações adversas em doses anteriores;
  • Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
  • Pessoas alérgicas a gema de ovo de galinha e seus derivados ou gelatina bovina.

No caso de crianças, não há contraindicação para tomar a vacina, mas não há necessidade de imunizar crianças que não estão na zona de circulação do vírus. Em caso de dúvidas, consulte um médico.

As pessoas que moram em zonas de risco e não podem tomar a vacina podem procurar outras formas de prevenção: usar repelente de insetos, dormir com mosquiteiros e usar roupas que cubram todo o corpo.

Vacina: dose fracionada x dose única

Na vacina contra a febre amarela, é usado um vírus atenuado. A dose fracionada da vacina só passou a ser utilizada após o surto da doença. Atualmente, ela está sendo utilizada para ampliar a cobertura de pessoas imunizadas em zonas de risco. No entanto, quem tomar a dose fracionada da vacina de febre amarela precisa reforçar a vacinação a cada oito anos, aproximadamente.

Já a dose única da vacina contra febre amarela, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é suficiente para imunizar a pessoa pela vida toda.

Vacinas: quais delas são essenciais? Confira a resposta no vídeo abaixo e o período certo a se tomar para cada caso.

Vacina para febre amarela em Fortaleza: onde tomar?

A campanha de vacinação da febre amarela é realizada apenas pelos órgãos públicos. Em Fortaleza, a Prefeitura está realizando um plano de contingência para oferecer a vacina à população. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Casos de febre amarela no Ceará não são vistos há 15 anos, mesmo assim, com o aparecimento da doença em outros Estados do Brasil, muitos cearenses estão indo aos postos de vacinação para tomar a vacina contra a febre amarela.

No entanto, o Ministério da Saúde não indica a vacinação para as pessoas que não irão se expor ao risco de transmissão. As pessoas que viajarão e que não têm contra-indicação à vacina precisam se vacinar pelo menos 10 dias antes da possibilidade de exposição.

Atualmente, os locais de vacinação contra febre amarela em Fortaleza são:

  • Posto de Saúde Paulo Marcelo
    Endereço: R. Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro.
    Telefone: (85) 3105 1455
  • Posto de Saúde Carlos Ribeiro
    Endereço: R. Jacinto Matos, 944, Jacarecanga.
    Telefone: (85) 3452 6375
  • Centro de Saúde Escola Meireles
    Endereço: Av. Antônio Justa, 3113 – Meireles.
    Telefone: (85) 3101 1446
  • Posto de Saúde Roberto Bruno
    Endereço: Av. Borges de Melo, 910 – Bairro de Fátima.
    Telefone: (85) 3227 9177
  • Posto de Saúde Messejana
    Endereço: R. Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana.
    Telefone: (85) 3105 1562
    Fonte: Ministério da Saúde
Os locais poderão sofrer alterações mediante decisão da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Embora o Ceará não esteja na zona de risco, em áreas urbanas, o mosquito transmissor da febre amarela é o mesmo da Zika e da Chikungunya. Por este motivo, é importante realizar ações de prevenção.

No vídeo a seguir, falamos mais sobre essas duas doenças e contamos com os esclarecimentos da infectologista Mônica Façanha sobre Zika na gravidez. Assista e tire suas dúvidas!

Foto da Dra. Monica Façanha


Conteúdo aprovado pela médica infectologista Dra. Mônica Cardoso Façanha.
Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui residência em Clínica Médica – Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, mestrado em Doenças Infecciosas – UFRJ e doutorado em Farmacologia – UFC. É professora titular de Clínica de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFC.

Rodapé da página.