Cuidar de Você 04 de Abril de 2023

O que você precisa saber para acordar cedo com disposição


Você se considera uma pessoa matutina ou vespertina? Se acordar cedo é um sacrifício para você, saiba que com pequenas mudanças de hábito é possível fazer as pazes com o despertador.

homem acordando cedo com disposição

Quando o despertador toca às 5h da manhã você pula da cama ou ativa o modo soneca até a hora de se atrasar? Para muitos, acordar cedo é um estilo de vida, para outros, o dia ficaria perfeito se só começasse depois do almoço.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Educação de Heidelberg, na Alemanha, acordar cedo pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, melhorando a qualidade de vida e disposição, porém, os benefícios de uma rotina diurna vão além da melhora da saúde. E falaremos mais deles adiante!

Convidamos a psicóloga da Unimed Fortaleza, Antonia Vanielly Feitosa Mota (CRP: 11/13510), para explicar quais são os benefícios de acordar cedo e o que você precisa saber para ter mais disposição ao longo do dia. Continue a leitura!

Acordar cedo é para todo mundo?

Para entender a facilidade ou dificuldade de uma pessoa em acordar cedo precisamos falar de cronotipo, que nada mais é que a predisposição natural de cada pessoa a ter picos de energia ou de cansaço a depender da hora do dia.

Isso significa que há fatores biológicos que justificam a animação de alguns e a sonolência de outros pela manhã. Confira a seguir os 3 tipos de cronotipo existentes:

1 – Matutino ou diurno

É a famosa turma do galo! São pessoas que possuem o pico de produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono, antes da meia-noite. Esse grupo de pessoas atinge o pico de produtividade nas primeiras horas do dia. No começo da noite, já estão mais sonolentas, dormindo das 22h às 6h.

2 – Vespertino ou noturno

Modo soneca, ativar! Os vespertinos são as pessoas que sentem mais dificuldade em acordar cedo porque o pico de produção de melatonina pode acontecer até às 6h da manhã. Esse grupo tende a dormir de madrugada e acordar próximo da hora do almoço, atingindo o pico de produtividade no começo da tarde.

3 – Intermediário

Nem muito cedo, nem muito tarde! Pessoas com esse cronotipo tendem a dormir por volta da meia-noite e acordam às 8h da manhã, sendo mais flexíveis na execução das atividades ao longo do dia, já que o pico de produtividade acontece entre o final da manhã e começo da tarde.

Quais são os benefícios de acordar cedo?

Acordar cedo pode ser difícil, mas traz benefícios como aumento da produtividade e melhora na qualidade da saúde. Nas primeiras horas da manhã, nosso corpo é estimulado a produzir o cortisol, um hormônio que regula nossos níveis de estresse. Esta produção também contribui para aumentar nossa energia e nos ajuda a realizar as tarefas planejadas.

É importante lembrar que o aumento da produtividade não está relacionado apenas a trabalhar ou estudar mais, mas sim, a organizar-se para ter tempo disponível para fazer algo que deseja como passar mais tempo com a família, fazer uma atividade física que gosta, conseguir terminar aquele livro que está parado na estante ou ter mais tempo livre para praticar o autocuidado.

Outros benefícios de acordar cedo:

  • Sensação de bem-estar;
  • Aumento da disposição física e mental;
  • Melhora na execução de atividades.

“Vale reforçar que para acordar cedo o nosso corpo e mente precisam estar descansados, por isso, é essencial ter uma qualidade de sono a noite e dormir em média 8 horas seguidas”, reforça a psicóloga da Unimed Fortaleza.

7 dicas para você acordar cedo com mais disposição

Como falamos acima, para acordar cedo e com disposição é essencial ter uma qualidade do sono à noite. Para te ajudar nesse processo, elencamos 10 dicas importantes da especialista:

1. Tenha uma rotina do sono

Estabelecer uma rotina de sono é o primeiro passo para dormir com qualidade. Crie o hábito de se preparar para dormir, estabelecendo rotinas à noite, como não consumir bebidas estimulantes (cafeína, bebidas alcoólicas, dentre outras) e evitar utilizar a cama ou dormitório para outras atividades não relacionadas a dormir (trabalho ou estudo).

A psicóloga complementa: “Além disso, evitar contato com televisão, computador e celular e manter um ambiente mais silencioso, auxiliará na preparação do sono”.

2. Defina um horário para dormir

Para que você consiga acordar cedo, é preciso ter em mente que o seu corpo necessita de descanso. Definir um horário para dormir é importante para que você tenha um sono reparador. Sabemos que nem sempre será possível dormir exatamente no horário definido, mas quanto mais próximo você se aproximar desse horário, melhor será a qualidade do seu sono.

“Outra dica para quem acorda cedo é, se possível, tirar um cochilo de 20 a 30 minutos depois do almoço, que é o momento em que o metabolismo desacelera e você pode sentir mais sonolência. A soneca vai revigorar e dar mais disposição. É importante não ultrapassar esse tempo para não prejudicar o sono noturno”, reforça a profissional.

3. Evite comer alimentos pesados antes de dormir

O melhor é jantar com pelo menos 2 horas de antecedência antes de ir se deitar. Além disso, opte por alimentos leves, pois o metabolismo é mais lento durante à noite e isso poderá inibir o início do sono.

4. Vença o modo soneca

Para acordar cedo é preciso vencer um dos maiores obstáculos: o modo soneca. O despertador precisa ser seu aliado nessa situação, por isso, desative a opção de mais cinco minutinhos. “Cada ciclo do sono dura em média 90 minutos. Quando ativamos o modo soneca pode acontecer de entrarmos em um novo ciclo, dificultando ainda mais o processo de despertar”, explica a psicóloga Antonia Vanielly.

5. Deixe a luz entrar

Se a sua meta é acordar cedo, abra um pouco as cortinas e deixe a luz entrar. A ausência de luz faz com que o corpo continue adormecido, quando entramos em contato com a luz o corpo desperta.

6. Faça exercício físico regularmente

A prática de exercício físico regular está diretamente relacionada com a saúde, isso acontece porque colocar o corpo em movimento contribui para o equilíbrio do sono e para a regulação do metabolismo. Os estudos indicam praticar atividade física respeitando uma janela de pelo menos 4 horas antes do horário de ir dormir.

7. Capriche no café da manhã

Não basta só acordar cedo, é preciso ter energia para realizar todas as atividades ao longo do dia. Por isso, tomar um café da manhã reforçado, rico em vitaminas e nutrientes é muito importante para seu organismo.

Mude seus hábitos

Agora que você já sabe quais são os hábitos que vão te ajudar a acordar cedo e a ter mais disposição durante o dia, coloque em prática e procure um profissional especialista sempre que necessário!

Sabemos que a organização do tempo é outro fator essencial para você conseguir realizar as suas atividades durante seu dia. Por isso, separamos 6 dicas para ganhar mais tempo no dia a dia! Leia para conhecer as melhores formas de gerenciar seu tempo.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a psicóloga da Unimed Fortaleza Antonia Vanielly Feitosa Mota (CRP: 11/13510).

Rodapé da página.