Plano de Saúde 29 de Dezembro de 2021

O que você precisa saber sobre autorização de exames e procedimentos no plano de saúde


Você tem dúvidas sobre como funciona a autorização de exames e procedimentos no plano de saúde? Neste post, ajudamos você a entender tudo sobre esse processo na Unimed Fortaleza.

Mulher solicitando autorização de exame na Unimed Fortaleza

Investir em um plano de saúde é uma escolha que muitas pessoas fazem pensando na sua segurança e da sua família em um momento de maior necessidade. O acesso à assistência médica de boa qualidade e a agilidade no atendimento são algumas das razões que levam os brasileiros a optar pelo serviço.

Mas para aproveitar as facilidades do plano de saúde da melhor forma, é importante que você conheça as regras e o funcionamento do serviço antes de utilizá-lo.

A seguir, explicamos o que é a autorização de exames e procedimentos do plano de saúde e quando ela é necessária. Continue a leitura para conferir tudo o que você precisa saber!

O que é a autorização do plano de saúde?

A autorização é um mecanismo que as operadoras de saúde utilizam para verificar se será possível cobrir determinado procedimento que o beneficiário, ou seja, a pessoa que contrata ou utiliza os serviços oferecidos pelo plano de saúde, deseja realizar. Ela é necessária para exames complexos e procedimentos, como cirurgias e sessões de terapia.

É por meio da autorização que o plano de saúde é capaz de identificar se o cliente ainda precisa cumprir o período de carência, o que pode ser um impeditivo para a realização de determinados procedimentos.

Além disso, os planos de saúde seguem uma cobertura mínima obrigatória determinada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Por isso, também é necessário verificar se o procedimento a ser realizado está incluído na lista de procedimentos obrigatórios determinados pela ANS.

Quais exames exigem autorização prévia?

De acordo com as diretrizes da ANS, a autorização prévia é uma exigência apenas para exames que necessitam de uma justificativa médica para a sua realização.

De modo geral, podemos afirmar que procedimentos de rotina, como exames de sangue, não exigem autorização prévia, podendo ser imediatamente autorizados já no local de realização.

Isso ocorre porque tais procedimentos estão vinculados à realização de check-ups anuais. Por isso, a ANS não determina a necessidade de uma justificativa médica.

Já os exames que exigem autorização prévia são:

  • Exames considerados complexos, como ressonância magnética e endoscopia;
  • Exames de repetição, isto é, procedimentos considerados simples ou não, que precisam ser realizados mais de uma vez em um curto espaço de tempo.

Essa autorização prévia é necessária, pois, geralmente, esses exames são solicitados para confirmar ou descartar alguma suspeita médica na saúde do paciente e as operadoras de saúde precisam acompanhar o histórico de saúde do beneficiário.

Ainda não tem certeza se o exame que você precisa realizar deve ser autorizado ou não? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone 4020.2111 ou dirija-se à nossa Central de Atendimento ao Cliente. Nossa equipe estará à disposição para lhe atender!

Como funciona a autorização de exames e procedimentos na Unimed Fortaleza?

Na Unimed Fortaleza, as solicitações de autorização passam por uma análise da nossa equipe administrativa para que sejam verificadas as questões contratuais.

Nessa etapa, é realizada a análise do tempo de carência e a verificação do rol de procedimentos da ANS, que, como explicamos anteriormente, trata-se da lista de procedimentos que as operadoras de saúde devem cobrir por determinação da agência reguladora.

Em alguns casos, pode ser necessária mais uma etapa, quando é identificada a necessidade de análise de um profissional da saúde. A solicitação é encaminhada para a auditoria médica, uma equipe composta por médicos de diferentes especialidades.

Essa equipe analisa a justificativa do médico solicitante e verifica se o cliente cumpre os requisitos para realizar o exame ou procedimento pelo plano. Após a análise das equipes, o cliente recebe um retorno da solicitação diretamente por e-mail.

Em caso de autorização concedida, basta portar a guia autorizada, impressa ou não, um documento com foto e o cartão da Unimed Fortaleza para agendar o exame ou realizá-lo na clínica ou laboratório de acordo com a rede de atendimento do seu plano.

Lembre-se: Na Unimed Fortaleza, as autorizações têm validade de 90 dias. Atente-se ao prazo para evitar que a autorização expire e o seu procedimento tenha que passar por uma nova análise!

Após a solicitação, qual o prazo de autorização?

Na Unimed Fortaleza, os prazos variam de acordo com o procedimento a ser realizado e também com o que é determinado pela Resolução Normativa 259 da ANS.

Em geral, podemos afirmar que procedimentos considerados simples, como mamografias, podem levar até 3 dias úteis para serem autorizados.

Já os exames de alta complexidade, como angioressonâncias, têm o prazo máximo de 10 dias úteis para que o cliente receba um retorno a respeito da autorização.

Mas não se preocupe, todos os prazos são informados por nossa equipe administrativa no momento da abertura da sua solicitação.

Onde posso solicitar a autorização de exames e procedimentos na Unimed Fortaleza?

Na Unimed Fortaleza, o processo para solicitar autorizações é simples e rápido. E o melhor: você pode fazê-lo online, de onde estiver! Para isso, basta ter em mãos os seguintes documentos:

  • Guia de solicitação médica;
  • Documento oficial com foto;
  • Cartão Unimed Fortaleza.

Em seguida, você deve solicitar a autorização através de um dos canais oficiais de atendimento abaixo:

Caso prefira, você também pode se dirigir até uma das unidades da nossa Central de Atendimento ao Cliente.

Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar o Acompanhamento de Histórico em nosso site ou conferir o menu de “Solicitações”, disponível no App Cliente Unimed Fortaleza.

Através do acompanhamento do histórico, você também pode verificar as solicitações de exames e procedimentos realizadas diretamente pelo seu médico.

Fazemos o melhor para cuidar de você

Agora que você já sabe tudo sobre a autorização de exames e procedimentos na Unimed Fortaleza, conheça também o nosso novo modelo de atendimento focado na Saúde Integral!

Nesse modelo, a proposta é garantir um atendimento médico personalizado, em que uma equipe multidisciplinar atua na melhoria da sua qualidade de vida e prevenção de doenças por meio de uma avaliação 360 graus da sua saúde.

Saiba onde encontrar a Clínica de Saúde Integral mais próxima de você

Rodapé da página.