Cuidar de Você 12 de Novembro de 2019

HPV no homem tem cura? Entenda tudo sobre o vírus


O HPV no homem se manifesta de diversas formas. Descubra com o auxílio do médico urologista da Unimed Fortaleza, Dr. Eudes Pinheiro, todas as informações essenciais sobre o vírus.

Médico orientando paciente sobre os perigos do HPV no homem

O que é o HPV?

É a sigla para Human Papillomavirus (papilomavírus humano, em português), um vírus sexualmente transmitido que pode infectar as áreas genitais dos homens e também das mulheres.

Ao contrário do que a maior parte da população pensa, o Human Papillomavirus é subdividido em mais de 200 tipos diferentes de vírus, onde alguns tipos também podem causar câncer.

Quais são os sintomas do HPV no homem?

O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.

Vale lembrar que o vírus no homem nem sempre apresenta sintomas, portanto, a ausência destes sinais não é suficiente para dizer se o homem não está infectado. Segundo o Dr. Eudes Pinheiro, “o vírus do HPV pode nunca se manifestar dependendo do sistema de defesa da pessoa.”

O HPV no homem pode trazer complicações?

Sim, entre essas complicações, a mais séria é o câncer. Para os homens, a infecção pode gerar o câncer no pênis, no ânus e na orofaringe (parte posterior da garganta, incluindo a base da língua e amígdalas).

Qual exame detecta o HPV no homem?

O diagnóstico preciso do HPV no homem pelo profissional da saúde envolve identificação de fragmentos do vírus a partir de técnicas moleculares, como, por exemplo, a Captura Híbrida. Esse exame é simples, indolor e será realizado após a identificação de lesões suspeitas como as verrugas, ou lesões subclínicas, que são identificadas durante o exame físico combinado com a peniscopia.

Biópsias das lesões também podem concluir o diagnóstico com precisão. Porém são ferramentas um pouco mais invasivas e demandam uso de anestesia local e uso subsequente de curativos.

Mesmo quando o HPV é confirmado pela presença das verrugas, o tratamento só pode ser iniciado depois de realizada a peniscopia com biópsia ou o teste de hibridização, para descobrir qual tipo de vírus está causando os sintomas.

Como o HPV é transmitido?

A principal forma de contágio do HPV é por via sexual, seja por relação anal, vaginal ou oral. Dessa forma, é possível que a transmissão do HPV ocorra através de relações sexuais sem preservativo ou quando a área que contém as verrugas está exposta, pois pessoas portadoras de verrugas genitais têm muito mais chance de serem contaminantes. Portanto, o contato com verrugas visíveis deve ser fortemente evitado, já que causa o contágio do parceiro em até 65% das ocasiões.

Outro fator importante a ser citado é o de que o homem, mesmo não apresentando nenhum sintoma a olho nu, pode transmitir o vírus para seus parceiros através do contato íntimo. A maior parte das lesões é microscópica.

Grupos de risco:

Há 03 grupos de homens que têm mais chance de apresentar o vírus e suas complicações:

  • Não circuncidados;
  • Imunossuprimidos, como aqueles que apresentam HIV ou fizeram transplantes de órgãos;
  • Homens que praticam sexo anal com outros homens.

A vacina protege contra o HPV?

Um dos meios de prevenção mais recomendados pelos médicos são os preservativos, que, além de prevenirem a gravidez, diminuem muito a sua chance de contágio.

Além desse, um outro modo de prevenção muito utilizado são as vacinas, não só por serem efetivas para impedir a proliferação viral no organismo, mas também por serem seguras e conseguirem proteger homens e mulheres contra alguns dos tipos mais comuns de HPV, entre eles, dois relacionados ao surgimento de verrugas genitais e anais e dois muito associados ao maior risco de provocar câncer.

As vacinas são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde Suplementar (SUS) e devem ser tomadas em três doses, no período de seis meses, sendo indicada para:

  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
  • Portadores do vírus HIV;
  • Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos;
  • Homossexuais e bissexuais.

Por que vacinar as crianças?

A prevenção foca no grupo que ainda não iniciou a vida sexual para que a imunização seja feita antes da contração do vírus, além disso, o sistema imunológico das crianças responde melhor à vacina.

Veja como manter sua imunidade alta

Já tenho HPV, a vacinação pode me ajudar?

Mesmo que o homem já tenha sido infectado por um dos tipos de vírus, a vacina pode lhe prevenir contra os quais ele ainda não teve contato ao longo da vida. Estudos sugerem que a vacina pode conferir defesa adicional principalmente nas recorrências de quem já possui a doença.

HPV tem cura definitiva?

Assim como na mulher, o HPV no homem não tem uma cura definitiva porque nem sempre o vírus é eliminado do corpo. No entanto, é possível controlar os sintomas da infecção por meio de tratamentos indicados por um médico urologista.

A doença pode ser tratada por meio de uma cauterização química ou eletrocautério (cauterização com bisturi elétrico), laser ou criocirurgia (congelamento). Além disso, ainda existem agentes tópicos que são indicados pelo urologista caso a caso. Para saber mais detalhes do tratamento, acesse o nosso Guia Médico para encontrar o médico mais próximo de você.

Banner que leva ao Guia Médico da Unimed Fortaleza

Fique em dia com sua saúde

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o HPV e a complicações que ele pode trazer, é importantíssimo que você realize acompanhamentos médicos regularmente, e não somente quando algum dos sintomas se manifestar. Continue se atualizando sobre a saúde masculina e entenda o que o Novembro Azul representa para os homens.

Você também pode gostar:


foto-do-dr-eudes-medico
Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico urologista Dr. Eudes Pinheiro
Instagram: @dreudespinheiro
Especialista em Urologia | Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia da emergência do IJF | Mestre em cirurgias com tecnologia minimamente invasiva | Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Rodapé da página.