Cuidar de Você 24 de Novembro de 2017

A verdadeira importância do novembro azul para a saúde masculina


Todo mundo já ouviu falar sobre, mas poucos sabem o verdadeiro significado do novembro azul. Nesse post você descobrirá a origem e importância dessa campanha, a prevenção do câncer de próstata e o combate ao preconceito em relação ao exame.

Homem em consulta com urologista

Qual o significado do novembro azul?

Tudo começou em 2003, quando um grupo de amigos criou a fundação Movember, junção de moustache – (bigode, em inglês) e november (novembro, em inglês).

Querendo chamar atenção e conscientizar mais pessoas sobre as questões de saúde masculina, esses amigos se barbeiam no início do mês e deixam o bigode crescer, em apoio à campanha de arrecadação de fundos em prol das pesquisas sobre o câncer de próstata e das doenças que ameaçam a saúde masculina.

Hoje, a fundação Movember tem mais de 5 milhões de pessoas envolvidas em 21 países e já arrecadou cerca de US$700 milhões para financiar centenas de projetos relacionados a saúde masculina.

Porém, o significado do novembro azul vai além do câncer de próstata, por, culturalmente, o homem ser mais avesso às questões de saúde, no mês de novembro, há uma maior movimentação de debates acerca de doenças usualmente ligadas ao homem, como o câncer de pulmão, a depressão masculina etc.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que fica embaixo da bexiga, diretamente ligada à uretra, canal responsável por eliminar a urina para o meio exterior.

O câncer é um tumor formado por mudanças no tamanho e forma das glândulas da próstata.  Eventualmente, essas células cancerígenas podem advir de uma lesão pré-maligna chamada de neoplasia intraepitelial prostática (PIN), podendo ser de baixo grau ou alto grau. Quando feita uma biópsia de próstata com o PIN de alto grau, isso indica uma grande chance de o câncer se desenvolver, por isso a importância do acompanhamento médico.

Urologista mostra resultados aos exames

Sintomas do câncer de próstata

De crescimento lento, a maioria dos cânceres de próstata não têm sintomas, logo, é frequente que o diagnóstico ocorra só quando o tumor já esteja em um maior tamanho.

Quando avançado, o homem que tem câncer de próstata sente dificuldades na hora de urinar; fica com a sensação de que a bexiga não se esvazia toda; e pode identificar sangue em sua urina.

O urologista Dr. Alexandre Saboia, fez o seguinte comentário sobre os sintomas do câncer de próstata:

“O câncer de próstata acomete principalmente a zona periférica da próstata, e como o próprio nome diz, fica nas áreas mais distantes da uretra, portanto, demoram para causar obstrução, e quando o fazem já estão em estágio avançado (metastático). Os principais sintomas são sangramento na urina, obstrução urinária e dor óssea (quando existem metástases ósseas). Vale salientar, que a prevenção é fundamental, pois o câncer de próstata é assintomático até chegar em casos mais avançados, o que é exatamente o que queremos evitar.”

Exame de prevenção: um tabu

O significado do novembro azul abraça exatamente a importância do ato de se falar sobre a saúde masculina e chamar a atenção da sociedade para o fato de que prevenir é melhor que remediar.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país. Estima-se que ao ser diagnosticado no início, 9 entre 10 homens tenham êxito no tratamento do câncer.

Esse é um número bom, porém, não representa bem realidade. Os exames de prevenção do câncer ainda são um tabu no universo masculino. A frequência com que um homem vai a uma consulta médica é infinitamente menor que a de uma mulher. Alguns tipos de câncer de próstata crescem devagar, por isso a importância da visita a um urologista.

Recomendamos também: Existe idade para ter impotência sexual?

Segundo a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia, o acompanhamento do paciente para avaliação da próstata deve ser realizada anualmente a partir dos 50 anos, e em pacientes com historia familiar de câncer de próstata, esse acompanhamento deve ser realizado a partir dos 45 anos.

Contudo, esse acompanhamento deve ser individualizado e, de acordo com o risco de cada paciente, estabelecermos um intervalo adequado para o mesmo. Para mais informações sobre o exame de prevenção do câncer de próstata, assista ao vídeo Câncer de próstata: alternativas ao exame de toque?.

Vamos aderir ao novembro azul?

Bem mais do que usar uma camisa azul e lacinhos da mesma cor na roupa do dia, o significado do novembro azul é sobre a quebra de dogmas e a qualidade de vida de alguém, é até mesmo sobre salvar uma vida.

Cuidar da saúde é algo essencial para anos tranquilos e de muita felicidade com a família, por isso, procure um médico. Gostou do post e quer saber mais detalhes sobre o novembro azul e dicas para uma vida mais saudável? Então, acompanhe nossas novidades no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram!

dr-alexandre
Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Dr. Alexandre Saboia Leitão Júnior. 
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia / Mestre e Doutorando em Cirurgia – UFC / Preceptor da Residência de Urologia HUWC-UFC e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza / Pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio-Libanês / Uro-Oncologista do CRIO.

Rodapé da página.