Cuidar de Você 29 de Outubro de 2019

Você sabe o que é AVC? Conheça os sinais de alerta


Também conhecido como “Derrame Cerebral”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC),  na maioria das vezes, pode ser evitado. Pensando em cuidar da sua saúde de forma preventiva, listamos fatos importantes sobre esse assunto.
Médico mostrando para paciente como ocorre o AVC

O que é AVC?

AVC é uma doença crônica e uma das principais causas de morte e internações no mundo. Esse problema acontece quando os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, fazendo com que o cérebro fique sem circulação sanguínea, paralisando a área cerebral.

Tipos de AVC

AVC Isquêmico

Este é o tipo mais comum. Ocorre quando uma artéria do cérebro é obstruída e impede que o sangue chegue a determinadas regiões do cérebro, provocando a morte de células naquela área específica. Em 80% dos casos, quando tratado dentro de três horas, os sintomas – e eventualmente as futuras sequelas – podem ser revertidos.

AVC Hemorrágico

Este é o tipo mais grave. Conhecido por derrame, ele ocorre quando um ou mais vasos se rompem e extravasa sangue para o cérebro.

AVC em jovens: por que é cada vez mais comum?

Conheça os sintomas

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um AVC, como:

  • Fraqueza e dormência de um lado do corpo;
  • Perda de visão súbita;
  • Dificuldade para falar;
  • Forte tontura.

Fique atento às dicas abaixo e peça ajuda imediata caso reconheça alguma:

Sorriso:

Ao sorrir, se o sorriso sair torto ou a boca entortar, pode ser AVC;

Abraço:

Ao levantar os dois braços, se houver alguma dificuldade para levantar um deles ou se após levantar os dois um deles cair bruscamente, pode ser AVC;

Mensagem:

Repetir uma frase ou uma mensagem qualquer. Se não for possível compreender ou não conseguir repetir a frase ou mensagem, pode ser AVC;

Como socorrer uma pessoa com AVC

Conforme explica o médico cardiologista da Unimed Fortaleza Dr. Carlos Abdias Veras Reis, o tempo é um fator fundamental para evitar maiores sequelas em uma pessoa acometida com AVC. Por isso, o ideal é levá-la imediatamente a um hospital ou solicitar o atendimento de um serviço de assistência médica de emergência. Caso sinta necessidade, você também pode afrouxar as roupas da pessoa para que ela respire com mais facilidade.

Nesse momento, a melhor maneira de ajudar é deixar que os profissionais especializados atuem. Portanto, evite oferecer medicamentos ou aplicar técnicas de primeiros socorros, principalmente se você não for um especialista da área.

Conheça o serviço opcional Unimed Urgente


Previna-se!

Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, controlar a pressão arterial, o diabetes, colesterol e triglicerídeo são atitudes que podem ajudar a controlar o AVC. Além de serem recomendadas principalmente às pessoas que já tiveram a doença.

Para ajudar você a adotar uma rotina saudável e cuidar da sua saúde, disponibilizamos abaixo 3 planos de treinos gratuitos para você se exercitar em qualquer lugar. Aproveite para começar hoje!

3-planos-de-treino

Rodapé da página.