Cuidar de Você 17 de Junho de 2015

Você sabe o que é hipertensão?


Mulher verificando pressão de senhora.

Quando o coração bombeia sangue pelas artérias, a força da corrente sanguínea exerce pressão sobre as paredes arteriais, fazendo com que o sangue circule normalmente por todo o corpo.
Se essa força for superior à necessária para manter um fluxo constante durante grande parte do dia, ocorre a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. Uma pessoa é considerada hipertensa quando constantemente sua pressão arterial for igual ou superior a 140/90mm Hg.

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Um pouco de disciplina e algumas mudanças de hábitos podem ajudar a prevenir e controlar não só a hipertensão, mas várias outras doenças. É necessário esforço por parte dos pacientes hipertensos para que se insiram num novo estilo de vida, com alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e adesão ao tratamento médico. O controle da hipertensão é essencial para prevenção de doenças secundárias como infarto do miocárdio, insuficiência renal, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Por ser uma doença silenciosa e não apresentar sintomas na maioria dos casos, seu diagnóstico só é possível com a aferição da pressão arterial por um profissional qualificado e deve ser feito o mais precocemente possível. É importante lembrar que, com apenas uma aferição, não se pode diagnosticar um quadro de hipertensão. Então, ela deve ser realizada regularmente. Para que você fique alerta, citamos alguns sintomas que podem sinalizar uma crise hipertensiva:

– Cefaléia

– Mal-estar

– Tonturas

– Borramento visual

– Dor torácica

– Palpitações

– Dispinéia

– ?Aperto no coração?

Se você possui alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza através do telefone (85) 3208.2900 ou pelo e-mailmedicinapreventiva@unimedfortaleza.com.br.

Rodapé da página.