Saiba quais são as diferenças entre as acomodações enfermaria e apartamento e decida qual o melhor para você e sua família.
Ao escolher um plano de saúde, muitos fatores devem ser levados em conta, como a reputação da operadora de saúde, a cobertura geográfica do plano, a rede credenciada, o investimento necessário, os benefícios para clientes e o tipo de acomodação em caso de internação, por exemplo.
Tratando-se especificamente do último ponto, o cliente tem a opção de escolher entre os tipos enfermaria e apartamento, oferecidas pelos planos de saúde. A seguir, explicamos como funciona cada tipo de acomodação, para que você faça sua escolha com mais segurança. Confira!
Saiba o que levar em conta na hora de escolher um plano de saúde
A maior diferença entre as duas acomodações é que, na enfermaria (também conhecida como acomodação coletiva), você dividirá o espaço com um ou dois pacientes, dependendo do caso. Já no apartamento, conhecido também como acomodação individual, o espaço será apenas para o seu uso exclusivo. Consequentemente, você terá mais privacidade.
O procedimento que você fez é mais delicado? Na acomodação individual você terá mais liberdade para o processo de recuperação e adaptação.
Aqui, vale atentar-se para o fato de que, independente da escolha que fizer, para todos os tipos de acomodações (enfermaria e apartamento) só existe um banheiro por quarto. Ao escolher a acomodação coletiva, tenha em mente que será necessário compartilhá-lo quando houver outros pacientes.
No apartamento, existe uma maior flexibilidade para acompanhantes. Já na enfermaria, no geral, acompanhantes são permitidos apenas para pacientes menores de 18 anos ou a partir de 60 anos.
Fique por dentro: No Hospital Regional Unimed (HRU) é permitido acompanhante do mesmo sexo para parturientes que estejam alocadas em enfermaria.
Em toda unidade de saúde, o horário de visitas é regulamentado. Mas, na acomodação coletiva, só é permitido um visitante por vez. Tudo para garantir a privacidade dos ocupantes do quarto.
Já decidiu qual o melhor tipo de acomodação para você? Antes, lembre-se de considerar o custo-benefício, pois é certo que a comparação financeira entre as duas opções é importante. Mas não apenas isso, é imprescindível que você entenda o que é necessário e a opção que mais se adapta à sua realidade, sendo ela financeira ou não.
Você pode gostar: Quem pode contratar o plano de saúde coletivo por adesão?
No geral, você encontra a informação destacada na carteirinha que você recebe do plano de saúde (física ou virtual). Para clientes Unimed Fortaleza, basta verificar o que está escrito acima do nome “Acomodação” na carteira do plano. Conforme a imagem a seguir:
Está com dificuldades para encontrar a informação? Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do seu plano de saúde e tire suas dúvidas.
Caso você esteja internado em um hospital particular e sinta a necessidade de mudar o seu tipo de acomodação, é possível realizar a troca de quarto informando o seu desejo para a enfermeira. Ciente da sua escolha, ela seguirá com os trâmites administrativos, desde que haja disponibilidade de acomodações no hospital.
É importante estar ciente de que a mudança, chamada de upgrade, inclui o pagamento de taxa extra e não é realizada apenas uma vez. Isso significa que após a sua solicitação, ocorrerá uma mudança contratual e o valor da mensalidade do plano de saúde também será atualizado. Além disso, é necessário verificar com a operadora de saúde se existem carências a cumprir após a mudança.
Para te ajudar no momento da decisão, temos consultores especializados apenas esperando o seu contato para solucionar as suas dúvidas. Você pode solicitar agora mesmo um contato por WhatsApp, basta seguir com a sua solicitação de proposta e marcar a opção de contato desejada!
Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre as diferenças entre as acomodações enfermaria e apartamento. Para continuar tirando dúvidas sobre a aquisição ou troca de planos de saúde, entenda o que é o valor pro rata e porque ele é cobrado pelos planos.