Cuidar de Você 15 de Janeiro de 2014

Saúde bucal e diabetes na saúde do homem


post-blog-saudebucaldohomem

Os homens, em geral, buscam menos os serviços de saúde, consequentemente são mais suscetíveis às complicações de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica, as quais não têm cura, mas têm controle.

No caso do diabetes não controlado, podem ocorrer complicações como avc, infarto, alterações renais, alteração na retina e outros órgãos. Porém, uma dessas complicações ainda causa surpresa: a associação entre diabetes e alterações na saúde bucal. Pessoas com diabetes são mais frequentemente afetadas pelas doenças gengivais, tornando o controle mais complicado, assim como essas doenças podem interferir nos níveis de glicemia (açúcar no sangue), causando progressão do diabetes.

Citam-se como doenças gengivais mais frequentes a gengivite, caracterizada por gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas e que podem sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental; e a periodontite, progressão da gengivite não cuidada e que com o tempo destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes. Outra alteração é a halitose (mau hálito), que ocorre quando o diabetes está descontrolado e a pessoa apresenta odor semelhante ao cheiro de maçã podre (hálito cetônico).

É fundamental buscar acompanhamento para prevenção de alterações da saúde bucal para o controle do diabetes. Entre as principais recomendações, citam-se: ir ao dentista a cada seis meses; verificar glicemia capilar antes, durante e depois do atendimento, caso utilize insulina (se glicemia abaixo de 100mg/dl antes de iniciar o tratamento, comer uma barra de cereal ou um copo de suco); realizar o quanto antes tratamentos de cárie e limpeza de tártaro.

Os clientes Unimed Fortalezacom quadro de diabetes e hipertensão arterial têm na Cooperativa um forte aliado no tratamento dessas doenças. Isso porque a nossa unidade de Medicina Preventiva oferece o grupo operativo Super Vida, composto por encontros semanais que abordam temas sobre os fatores de riscos do diabetes e da hipertensão. Você pode agendar a sua participação na sede da Medicina Preventiva localizada na Av. Santos Dumont, 1463 ou no telefone: 3208-2900.

Aproveite para assistir mais sobre o assunto em nosso Canal no Youtube.

Rodapé da página.