Movimente-se 20 de Novembro de 2023

10 Cuidados indispensáveis durante a prática do beach tennis


Você já pratica o esporte ou está pensando em começar? Continue lendo o conteúdo e confira os cuidados indispensáveis durante a prática do beach tennis.

mulher praticando beach tennis

Você deve conhecer alguém – ou esse alguém pode ser você – que está sempre em alguma quadra jogando beach tennis. Em Fortaleza, a presença do esporte é constante, seja na Praia de Iracema, da Barra, na Beira Mar ou nos diversos centros esportivos espalhados pela cidade.

O esporte tem ganhado o coração das pessoas que estão em busca de atividades físicas diferentes e dinâmicas, já que permite que você se exercite ao mesmo tempo em que promove a socialização entre amigos.

Para auxiliar você a praticar o beach tennis com segurança, convidamos os médicos da Unimed Fortaleza Dr. Igor Coêlho Calvacanti (CRM – 8655) e a Dra. Christine Maria Muniz Silva (CRM – 8082). Continue a leitura e confira todas as dicas!

Cuidados indispensáveis no beach tennis

Cuidar da pele é importante no beach tennis, pois o esporte geralmente é praticado ao ar livre. “A combinação de sol, excesso de areia e suor podem aumentar os riscos de doenças de pele como a micose, as foliculites, além de causar o aumento da acne, manchas e sardas, e também o risco de câncer de pele”, ressalta o médico dermatologista Dr. Igor Coêlho.

5 Cuidados com a pele durante o beach tennis

  1. Use protetor solar antes de se expor ao sol e opte por produtos com a textura mais seca para evitar o excesso de oleosidade na pele. Lembre-se de passar protetor nos lábios e nas orelhas;
  2. Evite ficar com roupas suadas por muito tempo. “A roupa molhada contribui para a proliferação de bactérias e fungos na região íntima e axilas, por isso, ao terminar a partida, é importante fazer a higienização do corpo”, orienta o médico;
  3. Use bonés e chapéus para proteger o couro cabeludo dos raios solares, evitar queimaduras solares e o aumento da oleosidade do couro cabeludo e cabelos, que pode contribuir para o surgimento da caspa. Além disso, o excesso de sol aumenta a oleosidade do rosto, podendo causar acne.
  4. Evite horários de pico do sol, opte por roupas leves e com proteção UV, que além de protegerem do sol, ajudam a manter a pele mais seca;
  5. Beba água durante e após as partidas para repor os minerais perdidos devido à transpiração excessiva.

Confira mais dicas essenciais para proteger sua pele do sol

 5 Cuidados para evitar lesões no beach tennis

Apesar de ser um esporte de baixo impacto para as articulações, os atletas não estão dispensados dos riscos de lesões, já que a dinâmica dentro da quadra exige que o esportista faça movimentos rápidos. Então, atente-se às dicas da médica ortopedista Dra. Christine Maria Muniz!

  1. Faça alongamento antes e depois do jogo para preparar os músculos para os movimentos necessários. A  ortopedista explica que “o alongamento ajuda a despertar os músculos, fazendo com que eles entendam os movimentos que precisarão executar. Já o alongamento depois do jogo é recomendado para relaxar a musculatura”;
  2. Aqueça antes de começar a jogar para evitar lesões. O aquecimento aumenta a temperatura corporal e reduz os riscos de você se machucar;
  3. Alimente-se de forma saudável para ter energia antes do jogo e para ajudar na recuperação dos músculos.
  4. Use o equipamento de forma adequada – as raquetes de beach tennis devem ser de boa qualidade e não podem ser muito pesadas, pois podem sobrecarregar as articulações.
  5. Siga as orientações do educador físico. É importante prestar atenção nas orientações sobre a execução correta de cada movimento, assim, os riscos de lesões são menores. Além disso, é importante treinar com moderação para não levar os músculos e as articulações ao desgaste excessivo.

Além desses cuidados, a Dra. Christine Maria Muniz alerta que é importante não treinar lesionado e, ao sentir algum desconforto que dure por mais de 7 dias nos membros inferiores ou superiores, procurar um ortopedista.

Benefícios do beach tennis

Agora que já comentamos como praticar o esporte com segurança, vamos conhecer os benefícios do beach tennis? Como falamos anteriormente, o esporte ajuda no condicionamento físico e no fortalecimento muscular.

Por ser uma modalidade que pode ser praticada em equipe, também auxilia no convívio social e estimula o trabalho em equipe. Conheça 6 benefícios do esporte:

  1. Fortalecimento muscular – principalmente das pernas e do core;
  2. Alto gasto calórico, estima-se que 1 hora de partida gaste em média de 500 a 700 calorias;
  3. Ajuda na estabilidade e equilíbrio, pois o atleta precisa de mais equilíbrio para se movimentar na areia ao longo da partida;
  4. Baixo impacto para as articulações – por conta da areia que amortece os movimentos, o beach tennis é uma ótima opção para quem tem problemas nas articulações como joelho e tornozelo;
  5. Aumenta o condicionamento aeróbico e é ótimo para quem precisa ganhar fortalecimento cardiovascular;
  6. Ajuda na concentração e no foco, pois exige que o atleta esteja atento às próprias jogadas e as do adversário.

A Dra. Christine Maria Muniz reforça que além desses benefícios, a prática do esporte está diretamente ligada à melhora do humor, do sono e das emoções.

Pratique esportes com segurança

Gostou das dicas dos nossos especialistas? Continue acompanhando nossos conteúdos esportivos e confira os exercícios indicados para prevenir lesões em nosso canal no Youtube ou clicando no vídeo abaixo.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com os médicos da Unimed Fortaleza Dr. Igor Coêlho Calvacanti (CRM – 8655) e  Dra. Christine Maria Muniz Silva (CRM – 8082)

Rodapé da página.