Cuidar de Você 02 de Fevereiro de 2021

Quais as causas do terçol no olho? Conheça 6 fatores que podem favorecer o seu aparecimento


Você acorda, bem no dia daquela reunião importante, e o espelho anuncia uma bolinha dolorosa ao redor do seu olho. Você logo pensa em terçol. A doença ocorre quando algumas glândulas da pálpebra (chamadas de Zeis e Mol) entopem ou são infectadas por bactérias. Mas quais são as causas do terçol?

Mulher analisando terçol no olho

A vermelhidão e inflamação ao redor do olho pode causar dor e irritação, mas o terçol não é contagioso e pode ser facilmente tratado. Porém, antes de remediar, vamos entender quais as causas do terçol para ficar bem longe desta doença incômoda em qualquer fase da vida.

Quais os sintomas do terçol?

Se você perceber um inchaço na pálpebra, fique alerta pois pode ser sinal de terçol. O inchaço pode aparecer na parte superior ou inferior dos olhos. Em alguns casos, o inchaço pode ser acompanhado de um ponto amarelado, o que indica a presença de pus.

Outro sintoma que pode surgir é o aumento da temperatura corporal. Isso mesmo! A febre pode ser um sintoma de surgimento de terçol ou mesmo de complicações após seu aparecimento.

O terçol também pode aparecer mais de uma vez na mesma pessoa. Para evitar o terçol recorrente, a dica é manter uma boa higienização. Mas não se engane, o terçol recorrente pode ser resultado de outras doenças da pele como rosácea ou blefarite.

Crianças e bebês têm terçol?

Se de um dia para o outro o seu pequeno acordar com coceira e ardor nos olhos, não se desespere! O terçol pode acometer os pequenos e as causas de terçol em bebês e crianças são iguais às de um adulto: inflamação. Os olhos do seu filho podem ficar lacrimejando, mas a doença em si não traz qualquer sequela.

Conheça 6 causas do terçol no olho

1. Imunidade Baixa

Se você está com a imunidade baixa, teve uma doença grave ou está muito estressado e atarefado é mais fácil ter inflamações como o terçol. Isso porque agentes infecciosos atacam mais facilmente quem está com a imunidade fragilizada.

2. Pele oleosa

Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.

3- Blefarite (doença que causa inflamação nos olhos)

Blefarite e terçol são doenças diferentes, embora muito parecidas. Diferente do terçol, que é caracterizado pela “bolinha vermelha”, a blefarite não aparece em um local único, podendo surgir ao redor do olho por inteiro. No entanto, o alerta se dá porque blefarite e terçol são doenças que estão muito interligadas, visto que a blefarite causa uma inflamação na área onde nascem os cílios, o que pode provocar o terçol.

4. Mau uso de maquiagem

A remoção inadequada da maquiagem pode provocar terçol. Evite, por exemplo, remover a maquiagem com demaquilantes oleosos ou utilizar produtos à prova d?água para fazer a make. Emprestar pincéis de maquiagem também não é uma boa prática de higiene.

5. Funcionamento inadequado da glândula

Quando a pessoa tem algum tipo de problema na ação das glândulas, é comum o acúmulo de substâncias que levam à inflamação. Essa é uma das principais causas do terçol.

6. Infecção bacteriana

O surgimento do terçol pode ter como causa uma infecção bacteriana que é quando uma bactéria fica alojada dentro da glândula. Isso traz problema nas pálpebras e o surgimento temporário do terçol que dura em torno de 3 a 4 dias e pode desaparecer sozinho ou não.

Como tratar o terçol?

  • Utilize compressas de água morna para aliviar a coceira e sensibilidade;
  • Mantenha a área limpa para não acumular secreção;
  • Use colírios anti-inflamatórios prescritos por um médico oftalmologista.

Para conhecer melhor as causas do terçol e como tratar, é importante consultar um médico oftalmologista. Este profissional fará uma análise personalizada e, pelo conhecimento técnico, dará o diagnóstico se é ou não terçol.

Encontre o médico oftalmologista da Unimed Fortaleza mais próximo de você!

Fique de olho na sua saúde

Muitas doenças podem comprometer a saúde dos olhos. Além do terçol, a conjuntivite também é uma doença bastante comum no Brasil. Seus sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, inchaço, ardência e pálpebras grudadas. Quer saber mais? Conheça aqui todos os tipos de conjuntivite e suas causas.

Assine nossa newsletter para receber as melhores dicas de saúde dos nossos médicos especialistas no seu e-mail! Inscreva-se no formulário abaixo:

 

dr-edmar-guedes-2

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico oftalmologista da Unimed Fortaleza, Dr. Edmar Guedes (CREMEC 6883) | Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Associação Médica Brasileira

Rodapé da página.