Cuidar de Você 26 de Dezembro de 2023

5 erros que frustram suas tentativas de adotar novos hábitos


Você conseguiu alcançar todos os objetivos que planejou para 2023? Se a sua resposta foi não, não fique triste! O novo ano vai começar e é hora de pensar em novos hábitos alcançáveis.

Como criar novos hábitos

Traçar metas e objetivos para conseguir o que deseja é algo que pode ser aprendido desde cedo. No começo, você pode juntar o dinheiro da mesada para comprar um brinquedo. Com o tempo, os sonhos ficam maiores e podem aparecer desejos como viajar para outro país, economizar dinheiro ou ter mais saúde física e mental.

São esses sonhos que vão se tornando conquistas que dão sentido e cor à vida. Mas melhor do que sonhar é conseguir tirar do papel e alcançar as metas e os objetivos traçados. Nem sempre é fácil e muitos imprevistos podem acontecer pelo caminho, mas o segredo é persistir, desde que faça sentido e não prejudique o seu bem-estar.

Para te ajudar a alcançar as metas do novo ano, convidamos a psicóloga da Unimed Fortaleza Maisse Catunda (CRP11/12091), que apontou 5 erros que dificultam a adoção de novos hábitos e que devem ser evitados. Continue a leitura!

Por que criamos novos hábitos?

Antes de explicar os erros comuns que frustram as tentativas de adotar novos hábitos, é importante entender de onde vem a necessidade de traçar objetivos.

A psicóloga Maisse Catunda revela que colocar metas a serem alcançadas é uma das características que distingue o ser humano.

“Traçamos objetivos por diversos motivos, desde contribuir positivamente com a sociedade, construir uma identidade, buscar o desenvolvimento pessoal, adaptação a mudanças, busca por bem-estar, entre outros. A adoção de novos hábitos envolve fatores psicológicos, neurológicos e comportamentais e está associado ao nosso senso de propósito”.

5 erros comuns ao tentar adotar novos hábitos

Motivados pela empolgação de recomeçar e se transformar em alguém melhor, é comum que as pessoas façam listas de metas. Ferramentas como planners, agendas e até diários estão no combo do ritual de mudança de hábitos para o novo ano. Mas, para onde vai a motivação e o desejo de mudança depois da primeira semana de janeiro?

Talvez, o problema não esteja nas metas, mas na execução delas.

Confira quais são os 5 erros que frustram a adoção de novos hábitos:

1 | Não ter constância: subestimar a importância da constância é um dos principais fatores que contribuem para o insucesso das mudanças.

“A constância está diretamente associada à disciplina, principalmente nas primeiras semanas do processo de mudança. Para criar um novo hábito levamos em média 21 dias, e para que esse hábito se torne algo natural pode levar cerca de 6 semanas, por isso, a dedicação diária é fundamental para que não haja desistência no meio do caminho”, explica a psicóloga.

2 | Ignorar a influência do ambiente: o ser humano é adaptável e é diretamente influenciado pelo ambiente e pelas pessoas ao redor, ao negligenciar esse aspecto, as chances de falha são maiores.

“Para ficar mais simples, é só imaginar o seguinte: você deseja acordar mais cedo, mas ao invés de organizar a sua rotina de sono e colocar um despertador, você continua dormindo de madrugada, deixa todas as cortinas fechadas e desliga o despertador. O ambiente está propício para que você fique na cama por mais tempo, logo, o seu objetivo de acordar mais cedo e aproveitar o dia irá por água abaixo”, pontua.

3 | Falta de planejamento adequado: não planejar como alcançar um objetivo ou como aderir a novos hábitos é ruim, mas fazer um planejamento inadequado é ainda pior, pois você terá metas frustradas constantemente e isso irá impactar no seu progresso.

“Um planejamento inadequado é quando, por exemplo, você decide que irá começar a correr 5km todos os dias, mas faz meses que você está sem se exercitar. Ao tentar correr, nos primeiros 10 minutos a exaustão bate e não é possível continuar. Para que isso não aconteça é importante traçar metas possíveis para alcançar o objetivo maior. Se o desejo é correr 5km, determine que, em 3 meses você quer correr 5km e aos poucos você vai progredindo do sedentarismo total para a caminhada até chegar na corrida”, orienta Maisse Catunda.

Faça parte da Unimed Ativa: assessoria de corrida da Unimed Fortaleza!

4 | Não aprender com os erros: se você já tentou adquirir novos hábitos e não conseguiu, consegue lembrar de que forma errou? Não analisar os pontos de melhoria ao perceber que falhou é um dos erros mais comuns durante o processo de mudança.

5 | Fazer tudo sozinho: todo processo de mudança implica uma nova forma de enxergar a vida e de administrar o seu dia a dia. Essa é uma jornada de altos e baixos, e achar que conseguirá fazer tudo sozinho é um dos maiores erros.

“Na busca por novos hábitos, é importante cercar-se de pessoas que compactuam dos mesmos objetivos que os seus, assim, você começa a construir sua rede de apoio, incentivo e inspiração”, aconselha a psicóloga.

Cuide da saúde nas Clínicas de Saúde Integral da Unimed Fortaleza! Saiba mais

Anotou os erros que você precisa evitar durante a construção de novos hábitos? Lembre-se que o caminho da mudança é repleto de desafios, mas também oferece oportunidades significativas de crescimento e autodescoberta. Evitar os erros mencionados acima pode ser o diferencial entre o sucesso e a frustração.

Quer continuar se aprofundando em formas eficientes de alcançar metas e objetivos? Assista ao vídeo abaixo e aprenda a tirar os sonhos do papel! 

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a a psicóloga da Unimed Fortaleza Maisse Catunda (CRP11/12091)

Rodapé da página.