Para Sua Empresa 21 de Maio de 2019

Como o modelo de Business Partner pode ajudar sua empresa a alcançar os objetivos estratégicos com mais facilidade


Qual o papel do Business Partner dentro de uma organização? Quando e como aplicar esse modelo? Continue lendo para tirar suas dúvidas e descobrir como a estratégia foi utilizada na Unimed Fortaleza.

Mulher de negócios conversando com sua Business Parter sobre sua empresa

Imagine um maestro na orquestra. Ele coordena as atividades dos músicos para garantir a harmonia do som que ouvimos. De maneira semelhante, o Business Partner (BP), expressão em inglês que significa “parceiro”, “sócio” ou “companheiro”, atua nas organizações fazendo a interação entre as áreas do negócio.

Quando David Ulrich, renome em gestão de pessoas, lançou o livro “Human Resource Champions” ou, em português, “Os Campeões dos Recursos Humanos” – criando a figura de Business Partner (consultor interno de RH) -, o autor queria aproximar a área de Recursos Humanos da área de negócios das organizações. Em sua perspectiva, ambas deveriam estar alinhadas às necessidades da empresa para mensurar, de forma mais eficiente, os seus resultados.

Qual o papel do Business Partner?

Ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, mas o profissional que atua como Business Partner deve agir como parceiro estratégico e consultor interno dos gestores das áreas da empresa, ajudando na tomada de decisão.

Em parceria com os líderes da empresa, o profissional de RH alia conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas e, principalmente, acerca dos negócios.

Ele discute, apresenta sugestões, implementa e acompanha soluções táticas e estratégicas para o negócio e para as pessoas. O objetivo é facilitar e contribuir com a execução dos objetivos estratégicos da empresa e, assim, gerar resultados mais eficientes para todos.

O profissional também:

Continue buscando as melhores práticas para aplicar na sua organização:
Evite 5 doenças relacionadas ao trabalho entre seus colaboradores

O Business Partner alavanca os negócios?

O modelo é adotado na Unimed Fortaleza desde o início de 2018, e sua implantação iniciou com um projeto estratégico alinhado ao modelo de RH mais atual no mercado, pois até então o RH Unimed Fortaleza tinha uma atuação tradicional e reativa às demandas dos gestores. O novo Modelo de Gestão do RH visa atender as áreas de negócio, garantindo a entrega de serviços de RH com excelência e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.

Na cooperativa médica, além do BP, há um Centro de Soluções: time de analistas de RH divididos por processos, com o objetivo de avaliar a demanda da área solicitada e propor soluções.

Equipe de RH trabalhando em uma mesa com vários computadores, além do Business Partner

O grande diferencial do modelo de Business Partner é ter um profissional de RH que detém o conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas na organização e acerca do negócio. Isso possibilita a criação de estratégias de alinhamento para alcançar resultados sustentáveis.

Nesse modelo, a área de Gestão de Pessoas tem uma atuação mais estratégica, pautando suas ações para agregar valor ao negócio. Além disso, apresenta um serviço consultivo e de atendimento e acolhida ao cliente interno.

Qual o perfil do profissional Business Partner?

O perfil do profissional é generalista dos processos de gestão de pessoas, uma vez que o Business Partner precisa lidar com diversos assuntos paralelamente. Outras competências necessárias para a atuação do profissional de RH como BP são: conhecimento do negócio, habilidade de questionamento, habilidade de análise, pensamento sistêmico e estratégico.

10 dicas para inovar no processo de recrutamento e seleção da sua empresa

6 vantagens de utilizar o modelo de Business Partner

Esse modelo é inovador e adotado em grandes empresas, especialmente multinacionais, mas pode ser aplicado em qualquer empresa de médio e grande porte. Confira abaixo 6 vantagens do modelo:

  1. Parcerias para apoiar projetos estratégicos;
  2. Formação de planos e estratégias de negócio;
  3. Integração dos planos estratégicos do RH e o plano das iniciativas do negócio;
  4. Identificação proativa de oportunidades estratégicas;
  5. Visão global do negócio;
  6. Identificação de soluções necessárias para melhorar o desempenho das pessoas e assim impactar positivamente no negócio.

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais ações que geram bem-estar dentro da sua empresa, confira a seção Para sua Empresa do Blog Viver Bem! Aproveite e curta nossa página no LinkedIn para receber mais conteúdos como este.

Rodapé da página.