Plano de Saúde 29 de Novembro de 2019

Enfermaria e apartamento: os tipos de acomodações do plano de saúde


Saiba quais são as diferenças entre as acomodações enfermaria e apartamento e decida qual o melhor para você e sua família.

Montagem com fotos da enfermaria e do apartamento do Hospital Regional Unimed

Ao escolher um plano de saúde, muitos fatores devem ser levados em conta, como a reputação da operadora de saúde, a cobertura geográfica do plano, a rede credenciada, o investimento necessário, os benefícios para clientes e o tipo de acomodação em caso de internação, por exemplo.

Tratando-se especificamente do último ponto, o cliente tem a opção de escolher entre os tipos enfermaria e apartamento, oferecidas pelos planos de saúde. A seguir, explicamos como funciona cada tipo de acomodação para que você faça sua escolha com mais segurança. Confira!

5 diferenças entre as acomodações enfermaria e apartamento

1. Privacidade

A maior diferença entre as duas acomodações é que, na enfermaria (também conhecida como acomodação coletiva), você dividirá o espaço com um ou dois pacientes, dependendo do caso. Já no apartamento, conhecido também como acomodação individual, o espaço será apenas para o seu uso exclusivo. Consequentemente, você terá mais privacidade.

O procedimento que você fez é mais delicado? Na acomodação individual você terá mais liberdade para o processo de recuperação e adaptação.

2. Banheiros

Aqui, vale atentar-se para o fato de que, independente da escolha que fizer, para todos os tipos de acomodações (enfermaria e apartamento) só existe um banheiro por quarto. Ao escolher a acomodação coletiva, tenha em mente que será necessário compartilhá-lo quando houver outros pacientes.

3. Acompanhantes

No apartamento, existe uma maior flexibilidade para acompanhantes. Já na enfermaria, no geral, acompanhantes são permitidos apenas para pacientes menores de 18 anos ou a partir de 60 anos.

Fique por dentro: No Hospital Unimed é permitido acompanhante do mesmo sexo para parturientes que estejam alocadas em enfermaria.

4. Horário de visitas

Em toda unidade de saúde, o horário de visitas é regulamentado. Mas, na acomodação coletiva, só é permitido um visitante por vez. Tudo para garantir a privacidade dos ocupantes do quarto.

5. Custo-benefício

Já decidiu qual o melhor tipo de acomodação para você? Antes, lembre-se de considerar o custo-benefício, pois é certo que a comparação financeira entre as duas opções é importante. Mas não apenas isso, é imprescindível que você entenda o que é necessário e a opção que mais se adapta à sua realidade, sendo ela financeira ou não.

Saiba o que levar em conta na hora de escolher um plano de saúde

Onde identificar o tipo de acomodação na carteirinha do plano?

No geral, você encontra a informação destacada na carteirinha do plano de saúde. Para clientes Unimed Fortaleza, basta verificar o que está escrito acima do nome “Acomodação” na carteira do plano. Conforme a imagem a seguir:

Exemplo de carteira do plano de saúde Unimed

Baixe o aplicativo Cliente Unimed Fortaleza para acessar sua carteirinha virtual e conferir a informação. Está com dificuldades para visualizar? Envie uma mensagem pelo site ou ligue para nossa Central de Atendimento Unimed (24h) pelo telefone 4020.2111.

Como faço para mudar de enfermaria para apartamento?

Caso você esteja internado em um hospital particular e sinta a necessidade de mudar o seu tipo de acomodação, é possível realizar a troca de quarto informando o seu desejo para a enfermeira. Ciente da sua escolha, ela seguirá com os trâmites administrativos, desde que haja disponibilidade de acomodações no hospital.

É importante estar ciente de que a mudança, chamada de upgrade, inclui o pagamento de taxa extra e não é realizada apenas uma vez. Isso significa que após a sua solicitação, ocorrerá uma mudança contratual e o valor da mensalidade do plano de saúde também será atualizado. Além disso, é necessário verificar com a operadora de saúde se existem carências a cumprir após a mudança.

Na Unimed Fortaleza, os clientes que desejarem trocar o seu tipo de acomodação devem solicitar a mudança por meio do Fale Conosco em nosso site ou presencialmente em nossa Central de Atendimento ao Cliente (Rua Gonçalves Ledo, 777 – Centro).

Fale com um consultor Unimed Fortaleza

Para te ajudar no momento da decisão da contratação do plano de saúde, temos consultores especializados apenas esperando o seu contato para solucionar as suas dúvidas. Você pode solicitar agora mesmo um contato pelo nosso site!

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre as diferenças entre as acomodações enfermaria e apartamento. Para continuar tirando dúvidas sobre a aquisição ou troca de planos de saúde, entenda o que é o valor pro rata e por que ele é cobrado pelos planos.

Rodapé da página.