Alimentação Saudável 12 de Dezembro de 2023

O que é e como se livrar do efeito sanfona?


O fim de ano está batendo na porta e com ele, muita gente resolve se aventurar nas dietas malucas ou muito restritivas para perder peso rapidamente, o resultado disso é o famoso efeito sanfona, que impacta diretamente na saúde e no bem-estar. Saiba como evitar esse processo!

Mulher sofrendo com efeito sanfona

Começa a dieta, perde peso. Para a dieta, ganha mais peso. Se você já passou por isso, sabe que estamos falando do famigerado efeito sanfona.

Normalmente, quem se aventura nas dietas muito restritivas pode passar pelo sobe e desce de números na balança com bastante frequência, podendo sentir o impacto do processo para além da questão estética, já que o efeito sanfona tende a afetar negativamente o funcionamento do metabolismo e pode ser gatilho para diversas doenças.

A seguir, a nutricionista da Unimed Fortaleza, Greyce Kelly Carneiro Braga (CRN 11- 7777) explica os impactos do efeito sanfona no corpo e dá dicas de como se livrar do processo instável de perda de peso. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o efeito sanfona e como ele acontece?

O efeito sanfona ocorre quando alguém perde e ganha peso rapidamente, retornando ao peso inicial ou ganhando ainda mais do que havia perdido.

Esse processo acontece, geralmente, com pessoas que desejam emagrecer rapidamente e entram em dietas muito restritivas. Porém, a nutricionista Greyce Braga explica que essas dietas restringem não apenas as calorias, mas também os nutrientes necessários para a manutenção da saúde de modo geral.

“Quando começamos uma dieta muito restritiva, o organismo entende que estamos passando fome, mas logo ele se acostuma a esse novo formato. Porém, quando a pessoa termina a dieta e volta a comer normalmente, o cérebro entende que o período de escassez acabou e para se proteger começa a armazenar gordura para “sobreviver”, ocasionando o ganho de peso”.

Como o efeito sanfona age no organismo?

A perda desequilibrada de peso pode trazer problemas que vão além da estética, há evidências que o efeito sanfona está relacionado ao risco de doenças metabólicas e de alterações cardiovasculares, como:

“Além dos problemas clínicos citados acima, o efeito sanfona também pode despertar um gatilho para compulsão alimentar, devido à privação seguido da compensação, ansiedade, depressão e frustração em achar que tentou e não conseguiu. No caso da frustração, gosto de enfatizar que não foi o paciente que não conseguiu manter o peso, mas sim utilizou a estratégia errada para o objetivo do emagrecimento“, explica a nutricionista.

Outras consequências do efeito sanfona, são os problemas físicos que ele pode causar como flacidez – devido à perda de massa magra -, estrias e piora na distribuição da gordura corporal.

Jejum intermitente causa efeito sanfona?

Não. A nutricionista explica que o jejum intermitente não tem relação com dieta restritiva. “O jejum intermitente é um estilo de vida e traz muitos benefícios à saúde. Não adianta fazer jejum e logo após comer de maneira exagerada e associada a alimentos calóricos, pois de nada vai adiantar o jejum. Portanto, dietas restritivas ou jejum intermitente mal elaborados causam muito mais danos que apenas o efeito sanfona”.

Como evitar o efeito sanfona?

A forma mais eficaz de evitar o efeito sanfona é mudando de hábitos alimentares e de estilo de vida. Para isso, é importante procurar ajuda profissional para entender quais são os objetivos e traçar uma estratégia que melhor se adeque a sua realidade, evitando dietas malucas que possam causar problemas maiores em um futuro próximo.

“Não existe dieta milagrosa, por isso, entender a combinação entre os alimentos é libertador, pois você consegue perceber que não existe o alimento vilão, mas sim o desajuste desses alimentos diante de um objetivo ou uma meta a ser alcançada”, reforça a nutricionista Greyce Braga.

Reeducação alimentar familiar: 5 dicas de como praticá-la

8 dicas da nutri para evitar o efeito sanfona e emagrecer com saúde

  1. Evite dietas restritivas e procure um profissional para fazer um plano de reeducação alimentar direcionado. “A mudança de hábito proporciona uma relação mais saudável com os alimentos e com o corpo. Dessa forma, é mais fácil atingir a meta de emagrecimento e manter o peso desejado sem prejudicar a saúde física e mental”, pontua.
  2. Pratique exercício físico regularmente;
  3. Não pule refeições ou fique longos períodos sem comer;
  4. Beba bastante água;
  5. Evite o consumo de açúcares, frituras ou gorduras na rotina diária;
  6. Mastigue bem os alimentos e como devagar;
  7. Faça refeições nutritivas e proteicas;
  8. Não tome medicamentos sem prescrição médica.

Você sabia? Nas Clínicas de Saúde Integral da Unimed Fortaleza, nossos clientes podem realizar acompanhamento com profissionais de diversas especialidades, como médicos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. Saiba mais!

Comece sua mudança

A melhor forma de atingir um objetivo é optar pela mudança de hábito de forma gradual e segura, assim, é possível evitar sofrimentos e frustrações. Agora que já mostramos como se livrar do efeito sanfona, que tal começar a melhorar seus hábitos alimentares? Neste conteúdo separamos dicas da nutricionista para montar um prato colorido e nutritivo. Clique e confira!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista da Unimed Fortaleza Greyce Kelly Carneiro Braga (CRN 11- 7777)

Rodapé da página.