Cuidar de Você 07 de Julho de 2020

O que faz um Médico Coloproctologista? Conheça 15 doenças diagnosticadas por ele!


Você já ouviu falar sobre o Médico Coloproctologista? Nesse conteúdo, você vai descobrir por que é tão importante você saber o que ele faz e como ele pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida!

Mulher em consulta com médico Coloproctologista

O que faz o Médico Coloproctologista?

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças. Além disso, ele realiza exames como colonoscopia, retossigmoidoscopia, ultrassonografia endorretal e manometria anorretal.

Quando devo procurar um Coloproctologista?

As consultas regulares com esse médico são de grande importância para o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de intestino grosso e de outras doenças relacionadas ao cólon, reto e ânus.

O ideal é que as consultas com o Médico Coloproctologista ocorram de maneira preventiva, pelo menos uma vez ao ano, principalmente para homens e mulheres com mais de 50 anos de idade ou a partir dos 40 anos de idade, para pacientes com casos de câncer de intestino na família. Também devem procurar essa especialidade pessoas com alguns dos sintomas abaixo:

  • Sangramentos;
  • Dores anais;
  • Presença de caroços na região anal;
  • Coceira na região anal;
  • Secreção purulenta perianal;
  • Dores abdominais;
  • Alteração do ritmo intestinal (diarreia ou constipação);
  • Dificuldade em segurar as fezes ou os flatos.

15 Doenças diagnosticadas pelo Médico Coloproctologista

Agora que você já conhece um pouco mais do que o Coloproctologista faz, confira 15 doenças que esse profissional pode ajudar a diagnosticar e a tratar:

  1. Fissuras anais;
  2. Fístulas anais;
  3. Hemorroidas;
  4. Lesões pós-cirúrgicas do ânus;
  5. Doenças sexualmente transmissíveis (como o HPV);
  6. Constipação intestinal;
  7. Diarreia crônica;
  8. Incontinência fecal;
  9. Doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas (Exemplo: retocolite ulcerativa e doença de Crohn);
  10. Prolapso retal;
  11. Cisto pilonidal;
  12. Hidroadenite supurativa;
  13. Doença diverticular dos cólons e diverticulite;
  14. Pólipos intestinais;
  15. Câncer de cólon, reto e ânus.

Qual a diferença entre o Médico Coloproctologista e o Urologista?

Pelo fato do médico urologista realizar o exame do toque, com o único intuito de avaliar a próstata do paciente, existe uma confusão na cabeça das pessoas sobre quando procurar cada especialidade médica.

O urologista é o médico especialista em urologia e trabalha com doenças do Sistema Urinário de homens e mulheres (uretra, bexiga, ureter e rins) e do Sistema Reprodutor Masculino (pênis, vesículas seminais, próstata, canal deferente e testículos).

Além dessas partes do corpo, o urologista também cuida de outras doenças que afetam os órgãos sexuais masculinos. Algumas das doenças que o médico urologista é capaz de tratar são:

Apesar do Urologista e do Coloproctologista terem conhecimentos sobre a saúde do homem, essas duas especialidades médicas têm áreas de atuação diferentes, sendo necessária a busca pelo atendimento de acordo com os sintomas que você apresenta.

Priorize a sua saúde

Agora que você já conhece o que faz um Médico Coloproctologista, as doenças diagnosticadas por ele e a importância das consultas periódicas com esse profissional, encontre o médico mais próximo de você!

pai e filho olhando para um tablet

Clientes Unimed Fortaleza podem agendar a consulta pelo nosso site. Mas caso ainda não seja cliente e tenha interesse em contar com a segurança de um plano de saúde, solicite aqui sua proposta.

 

coloproctologista dr. adryano marques


Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico coloproctologista da Unimed Fortaleza, Dr. Adryano Gonçalves Marques (CRM: 7918 – CE) | Cirurgião geral e Coloproctologista | Staff e Preceptor da Residência de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio | Staff e Preceptor da Residência de Cirurgia Geral do Hospital Geral Dr. César Cals.

Rodapé da página.