Plano de Saúde 01 de Dezembro de 2020

O que você não sabia sobre as operadoras de planos de saúde no Brasil


Você sabe como atuam as operadoras de planos de saúde no Brasil? Listamos 3 curiosidades para ajudar você a conhecer melhor esse mercado e escolher o melhor plano para você!

Como escolher plano de saúde

As operadoras de saúde são as empresas que, além de comercializar planos de saúde, possuem recursos próprios, como hospitais, clínicas e laboratórios para atender seus clientes. Dentre tantas opções disponíveis, é comum que você tenha dúvidas sobre como e qual escolher.

Saber que as empresas que atuam nesse mercado são regulamentadas e avaliadas anualmente por um órgão governamental, por exemplo, facilitará o seu processo de escolha.

Para ajudar nesse momento de dúvida, trouxemos 3 fatos que você não sabia sobre as operadoras de planos de saúde. Continue a leitura para saber mais!

1. As operadoras de planos de saúde são regulamentadas pela ANS

Para comercializar planos de saúde, é necessário que as operadoras de saúde estejam registradas junto à agência reguladora, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS realiza uma análise para verificar se a empresa atende aos requisitos técnicos e documentais para atuar no mercado de planos de saúde. Em caso positivo, a agência concede o número de registro de operadora do plano de saúde e a autorização de funcionamento para que o plano de saúde possa operar no setor. Somente após essas autorizações, a empresa poderá comercializar seus produtos.

Por isso, antes de contratar o seu plano, é essencial verificar se a operadora escolhida possui o número de registro da ANS. Esse número assegura que a empresa é regularizada pela agência e tem condições de operar no mercado.

2. As operadoras de saúde são avaliadas anualmente pela ANS e possuem uma pontuação – que você pode conferir!

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é uma avaliação dos planos de saúde que a ANS realiza anualmente. O objetivo do IDSS é reunir em um único lugar as informações sobre o desempenho dos planos de saúde e aumentar a transparência das informações desse setor. Nessa avaliação, são considerados 4 indicadores. São eles:

Qualidade em Atenção à Saúde

Esse indicador avalia o conjunto de ações da operadora que contribuem para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos beneficiários. Projetos da Unimed Fortaleza como a Unimed Ativa, a Medicina Preventiva e as Clínicas de Saúde Integral, são exemplos de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.

Garantia de acesso

Para esse indicador, a ANS avalia as condições oferecidas pelo plano de saúde para garantir e facilitar o acesso dos beneficiários à rede de atendimento. Nessa análise, as operadoras de saúde que contam com uma rede própria bem estruturada e uma ampla rede credenciada levam vantagem.

Sustentabilidade no mercado

Nessa análise, o órgão regulamentador considera o equilíbrio da situação econômica e financeira do plano de saúde, a satisfação do beneficiário e o compromisso com os seus prestadores credenciados. Quanto mais positivas forem as avaliações, maior será a pontuação da operadora de saúde.

Gestão de Processos e Regulação

Nesse índice, a ANS avalia o cumprimento das obrigações específicas da operadora junto ao órgão regulamentador.

Faixas de avaliação

Segundo a própria agência, a nota geral do IDSS das operadoras se enquadram em 5 faixas de avaliação.

Faixa 1: IDSS entre 0,8 – 1,0 (Melhor desempenho)
Faixa 2: IDSS entre 0,6 – 0,79
Faixa 3: IDSS entre 0,4 – 0,59
Faixa 4: IDSS entre 0,2 – 0,39
Faixa 5: IDSS entre zero e 0,19 (Pior desempenho)

Essa avaliação pode ajudar você durante o momento de escolha do plano. Para conferir a pontuação do plano de saúde que você está negociando, basta acessar o site da ANS.

3. A ANS tem um índice de reclamações das operadoras de saúde

Você também pode conferir o Índice Geral de Reclamações (IGR) do plano de saúde que você está negociando no site da ANS.

O IGR é um ranking que contabiliza o número médio de reclamações realizadas formalmente junto à ANS. No site da agência, é possível visualizar qual a posição da empresa operadora de saúde que você escolheu.

O IGR pode ser utilizado como um “termômetro”, mostrando a média de satisfação dos beneficiários que já contrataram o plano de saúde.

Faça a melhor escolha

Agora que você já sabe como adquirir mais informações sobre as operadoras de planos de saúde, que tal escolher o melhor para você?

Conhecendo as suas necessidades e expectativas e sabendo como o plano de saúde que você está negociando é avaliado pela ANS, você consegue realizar a escolha mais segura para proteger a sua saúde. Fale com um de nossos consultores para conhecer os benefícios de fazer o seu plano de saúde Unimed Fortaleza.

Rodapé da página.