Plano de Saúde 28 de Fevereiro de 2024

O que significa vigência do plano de saúde?


Respondemos suas principais dúvidas sobre vigência do plano de saúde. Entenda o que é e como ela é determinada. Continue lendo!

Homem escolhendo inicio da vigencia do seu plano de saude

O primeiro passo para evitar contratempos durante a negociação de um produto ou serviço que deseja é esclarecer ao máximo suas dúvidas. Por isso, ao negociar o seu plano Unimed Fortaleza, é importante entender o que é vigência e como ocorre o processo de ativação do plano.

Com a devida preparação, você evita surpresas desagradáveis e entende o seu contrato de adesão por completo. Continue lendo para saber mais!

Afinal, o que é vigência do plano de saúde?

A vigência do plano de saúde refere-se ao período no qual o plano está ativo e válido. Ou seja, a partir do início da vigência o cliente está liberado para usar os serviços e produtos contratados, de acordo com as regras de carência. Normalmente, essa data está prevista em contrato e varia de acordo com os termos combinados entre o cliente e a operadora de saúde.

Na Unimed Fortaleza, o cliente escolhe a data de início da vigência – dentre as opções apresentadas pelo seu consultor de vendas -, e depois recebe o contrato de adesão. É importante ressaltar que a data de vigência escolhida se tornará também a data de vencimento das futuras mensalidades do plano.

Após a assinatura do contrato, o cliente recebe do seu consultor de vendas o boleto para pagamento da 1ª mensalidade com vencimento previsto para a data de vigência escolhida. E é o pagamento dessa mensalidade que ativa os serviços do plano de saúde.

Fique ligado! Em uma situação que o cliente escolheu o dia 20 como data de início da sua vigência e realizou o pagamento da 1ª mensalidade antecipadamente no dia 18, ainda assim, ele ficará ativo na operadora de saúde 24 horas após o dia 20, pois foi a data de vigência escolhida. 

Qual a diferença entre vigência e carência do plano de
saúde?

É comum as pessoas confundirem a vigência do plano de saúde que, como explicamos acima, é o período em que o plano está ativo, e os prazos de carência do plano de saúde, que começam a ser contabilizados quando a vigência inicia.

A carência está relacionada ao tempo que você precisa aguardar para usufruir de algumas coberturas específicas do plano, mesmo após a vigência ter começado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável por regular as operadoras de saúde no Brasil, estipula um prazo máximo de carência em contratos novos. Esses prazos estão previstos na Lei nº9.656/98, que estabelece os direitos e deveres das operadoras de planos de saúde e dos beneficiários, visando garantir a qualidade dos serviços prestados, a proteção dos consumidores e a transparência nas relações entre as partes envolvidas.

Onde visualizar os prazos de carência?

Para clientes Unimed Fortaleza, a informação de prazos de carência está disponível no verso do seu cartão virtual, disponível no APP Cliente Unimed Fortaleza. Mas se você ainda não é cliente e quer ter acesso a essa informação, clique aqui e visualize a tabela de carências.

O prazo de carência para serviços de urgência e emergência é de apenas 24 horas após a ativação do seu plano. Isso significa que se você tiver uma intercorrência logo após cumprir as primeiras 24 horas de carência, pode se dirigir à rede de atendimento do seu plano, de acordo com o Guia Médico, portando o seu cartão virtual e o número do seu contrato para receber atendimento médico imediato.

Entenda a diferença: Rede Própria x Rede Credenciada

Qual a relação entre a vigência e o reajuste anual?

O dia em que o plano de saúde da Unimed Fortaleza se torna ativo também é importante para entender outras ações como o cálculo do reajuste anual, que só pode ser feito depois de 12 meses do início do contrato como determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e para calcular o tempo de permanência mínima do cliente com o plano de saúde, que também é de 12 meses.

O início da vigência pode ser negociado?

A ANS autoriza que as partes contratantes possam negociar o início da vigência do plano de saúde antes do pagamento da 1ª mensalidade, pois, após o primeiro pagamento os serviços do plano de saúde são ativados e possuem duração mínima de 12 meses.

Todos esses pontos sobre a vigência do plano de saúde, tempo de permanência e reajuste anual são discriminados no contrato.

Contrate a melhor assistência médica

Agora que você tirou todas as dúvidas sobre a vigência do plano de saúde, junte-se a mais de 300 mil clientes e contrate o melhor plano de saúde de Fortaleza sem sair de casa.

Ainda tem dúvidas? Converse com um dos nossos consultores e receba orientações com atendimento personalizado.

Rodapé da página.