Para Sua Empresa 26 de Janeiro de 2021

4 dicas para reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial


Você sabe o que é a sinistralidade do plano de saúde? Entenda como esse indicador influencia os planos empresariais e saiba como mantê-lo sob controle!

Jovem empresária sorrindo

Ofertar o benefício de um plano de saúde é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado, atrair e reter talentos e garantir a satisfação do seu time, já que o benefício é visto como como o mais importante pelos colaboradores, segundo pesquisa realizada em 2020.

Após a aquisição do benefício, para garantir a manutenção do plano de saúde e a satisfação de todos, é importante que a organização se atente a alguns índices relacionados à operadora de saúde, como a sinistralidade.

Essa taxa pode impactar diretamente a saúde financeira da empresa, por isso, deve estar sempre em equilíbrio. A seguir, explicamos como o índice é determinado e como você pode garantir a sustentabilidade do plano de saúde na sua empresa aplicando 4 dicas simples e eficazes!

O que é sinistralidade?

O índice de sinistralidade é aplicado aos planos empresariais e mede a relação entre o custo e a receita gerados pelo plano de saúde. Ele leva em consideração o sinistro, isto é, um custo que é acionado cada vez que o beneficiário utiliza um serviço do plano de saúde.

Na prática, isso significa que quando a frequência de uso do convênio é excessiva, as despesas e receitas da operadora de saúde podem sofrer um desequilíbrio e impactar o valor da mensalidade paga pela empresa.

Como é determinada a sinistralidade das empresas?

A sinistralidade é determinada durante a negociação entre a operadora de saúde e a empresa contratante. Por se tratar de um indicador que está diretamente ligado às despesas assistenciais das operadoras, cabe ao plano de saúde definir, no contrato, como será calculada a sinistralidade. À empresa contratante caberá adotar medidas para controlar a sinistralidade, a fim de equilibrar os custos com o plano de saúde.

4 dicas para reduzir a sinistralidade do plano de saúde

Se a sinistralidade de uma organização está elevada, isso indica que os seus colaboradores estão utilizando o plano de saúde em excesso. Por isso, implementar ações de prevenção dentro da organização podem ser muito eficazes para contornar a situação.

A seguir, confira 4 ações que você pode implementar na empresa a fim de reduzir a sinistralidade!

1. Prepare ações de saúde e bem-estar para os seus colaboradores

Focar na prevenção de doenças e incentivar o acompanhamento médico preventivo permite que possíveis problemas de saúde sejam identificados de forma antecipada e evita o aparecimento das principais doenças relacionadas ao trabalho. Dessa forma, a organização garante o bem-estar de seus funcionários e contribui para a redução do uso do plano.

Na prática:

  • Aposte em ginástica laboral pelo menos duas vezes na semana. Essa prática diminui os riscos de desenvolver Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e reduz a fadiga;
  • Incentive o seu colaborador a realizar check-ups uma vez por ano;
  • Aproveite campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul para estimular a equipe a realizar exames preventivos.

2. Adote o plano com coparticipação

A coparticipação é uma modalidade em que o colaborador contribui parcialmente com as despesas assistenciais do plano de saúde. Falamos mais sobre a coparticipação neste post.

A adoção do plano com coparticipação pode contribuir para o uso consciente do convênio, já que cada colaborador será responsável pelo pagamento de uma pequena parte do valor referente a procedimentos como consultas e exames.

3. Propicie um ambiente de trabalho saudável

O estresse relacionado ao trabalho possui impactos diretos na saúde mental. Nesse contexto, doenças como a Síndrome de Burnout podem surgir e prejudicar a saúde e a produtividade do colaborador. Por isso, além do cuidado com a saúde física, é muito importante ter atenção à saúde mental dos seus funcionários.

  • Se os seus empregados trabalham com metas rígidas, estabeleça uma cultura de comunicação não-violenta na sua empresa com o objetivo de reduzir a quantidade de atritos, contribuindo para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável;
  • Invista em um espaço de trabalho seguro e confortável. Durante o expediente, é muito importante que o seu colaborador tenha a sensação de bem-estar para evitar a sensação de sobrecarga;
  • Se você ocupa cargos de gestão, crie um canal de diálogo aberto e transparente com os seus funcionários. Ouvir os feedbacks dos seus colaboradores pode trazer benefícios para a empresa como um todo.

A Ana Lúcia, presidente da Cerbras, aderiu à caixinha de sugestões e conseguiu estabelecer uma relação saudável entre líderes e liderados. Confira essa história no vídeo abaixo.

4. Estimule a adoção de hábitos saudáveis

Prevenir é melhor que remediar! Incentive os seus colaboradores a adotarem uma alimentação equilibrada. Se a sua empresa possui refeitório, que tal adotar um cardápio colorido e rico em nutrientes?

A prática de exercícios físicos também deve ser incentivada. Já conhece o nosso canal no Youtube? Lá damos dicas de atividades físicas, prevenção de doenças e alimentação saudável semanalmente. Acesse e compartilhe com o seu time para estimular hábitos mais saudáveis.

Se a sua empresa já é cliente Unimed Fortaleza, estimule a sua equipe a participar da assessoria esportiva Unimed Ativa. Por um valor simbólico, o seu colaborador pode ter um acompanhamento personalizado com profissionais de Educação Física para iniciar a prática da corrida e melhorar a qualidade de vida.

Conheça agora 6 benefícios de participar de uma assessoria!

Empresas clientes Unimed Fortaleza também podem recorrer a ações educativas da nossa Medicina Preventiva para incentivar os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis.

Os grupos e oficinas, realizados pela equipe multiprofissional da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, podem ser levados para a sua empresa no formato de palestras, que podem ser realizadas no modo presencial ou virtual. Os seus colaboradores podem assistir às palestras sobre diversos assuntos, como: Comportamento Alimentar, Saúde Mental, Envelhecimento saudável e mais!

Comece a colocar as dicas em prática!

Agora que você já sabe que o segredo para diminuir a sinistralidade é garantir o bem-estar dos seus colaboradores, não perca tempo e baixe nosso e-book exclusivo sobre a Síndrome de Burnout e confira dicas de nossos profissionais da saúde para identificar e prevenir a síndrome. Compartilhe com a sua equipe e aposte na prevenção!

Baixe o E-book Exclusivo Síndrome de Burnout

Rodapé da página.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e melhorar o desempenho do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e de Privacidade.